Por: Leonardo Scalabrini (1)
O profissional que elabora um Plano de Rigging deve ter – no mínimo – os três requisitos abaixo:
-
- Experiência na área de içamentos, movimentação de cargas e guindastes.
- Conhecimento e Habilidades em Desenho Técnico.
- Treinamento específico na elaboração de Planos de Rigging.
Sem essa tríade de qualificações, existirão lacunas durante a elaboração dos estudos de içamento que poderão comprometer a confiabilidade do projeto emitido e, por consequência, toda a operação da movimentação de cargas com os guindastes envolvidos. E mesmo o mais completo dos softwares somente trará o resultado esperado se o seu operador for conhecedor de todo o seu processo.
Dito isso, começaremos pelo básico dos programas para elaboração dos Planos de Rigging: as aplicações CAD.
Mas, afinal, o que vem a ser CAD? É a abreviatura para o termo em inglês Computer Aided Design, que traduzindo para o português significa Desenho (Projeto) Assistido Por Computador. Um software CAD é utilizado por desenhistas e projetistas na criação de desenhos/projetos; na organização de documentos; e na criação/utilização de bancos de dados.
A tecnologia CAD é basicamente uma ferramenta para criação de desenhos 2D e 3D somados a uma documentação técnica. Diferentemente do que um simples desenho pode transmitir de informação, um projeto CAD pode especificar dados como materiais, processos, montagem, dimensões e tolerâncias, de acordo com as normas e metodologia específicas para o seu objetivo.
Os resultados das aplicações CAD são utilizados em praticamente todas as áreas técnicas e da engenharia, como por exemplo, na arquitetura, na construção civil, na topografia, nos projetos mecânicos e, nos Planos de Rigging.

Existem diversas opções no mercado de software CAD, desde alternativas mais simples e gratuitas como o FreeCAD, como versões pagas e mais completas, tais como o AutoCAD e o BricsCAD.
Nos últimos anos, com a melhora da capacidade de processamento dos computadores, os softwares CAD têm evoluído, em conjunto com o seu propósito que é auxiliar pelo computador a confecção de desenho e projetos, para a metodologia BIM.
A tecnologia BIM, Building Information Modeling, em português Modelagem de Informações da Construção, possibilita criar modelos digitais em 3D e permite uma simulação do processo ou operação aplicada. Os softwares SolidWorks, Revit e SketchUp, utilizam esta tecnologia.

Todos os Softwares para Elaboração de Planos de Rigging utilizam CAD. A diferença que alguns deles possui a aplicação embarcada dentro de sua própria solução, enquanto outros necessitam do AutoCAD ou do BricsCAD para funcionar. Neste caso, são eles que embarcam dentro destes CAD’s:

O profissional que elabora o Plano de Rigging que possui, além das 3 qualificações mínimas referidas, a capacidade técnica em um software CAD pode se dar até ao luxo de fazer o planejamento do içamento sem a utilização de um destes programas listados no quadro anterior. E, certamente, o fará muito bem-feito, com qualidade gráfica na apresentação e, o mais importante, confiabilidade no documento emitido.
Entretanto, ao elaborar um Plano de Rigging em um CAD sem o auxílio de um Software para Plano de Rigging não é possível a utilização dos diversos recursos disponibilizados por estas aplicações específicas, como a Pesquisa completa em todos os dados das Tabelas de Cargas Cadastradas, assunto do meu próximo artigo.
(1) Leonardo Scalabrini, estuda e desenvolve projetos de tecnologia para o segmento de içamentos e guindastes, área na qual atua desde 2000.
LEIA TAMBÉM DO AUTOR:
UM GUINDASTE, MILHARES DE CONFIGURAÇÕES
A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES NO PLANOS DE RIGGING