Em mais uma prova de seu avanço no mercado de guindastes no país, a marca Sany conquistou a confiança de outras duas grandes locadoras: a Guindastec Serviços Técnicos e a Guindastes Tatuapé, com a entrega técnica, respectivamente, de um modelo STC800S e de duas unidades All Terrain SAC 1300S, todos novos (ano 2021).
“Este é o primeiro guindaste Sany, mas a nossa ideia é a de padronizar os guindastes de 80 e 90 t e manter somente um fabricante para os guindastes truck crane dessa categoria”, diz Nilson Rocha, diretor da Guindastec. “São os primeiros da marca em nossa frota, porém temos experiências positivas em função de algumas sublocações que fizemos com terceiros”, diz Denys Garzon Rodrigues, diretor da Guindastes Tatuapé.
Ambos compartilham da opinião de que a Sany entrou em uma nova fase no mercado, com fortalecimento de estrutura e equipes – e, o principal: com disponibilidade de equipamentos eficientes e confiáveis. “Tivemos uma boa surpresa com o atendimento comercial, além da flexibilidade da empresa em atender as demandas dos clientes”, confirma Nilson Rocha.
Denys Rodrigues, do mesmo modo, vê uma grande disposição da Sany em oferecer ao mercado, além dos guindastes truck crane, os modelos AT. “Acreditamos que o rol de clientes está mais diversificado para eles, pois estamos presenciando a venda de equipamentos cada vez de maior capacidade, enquanto que, no passado, a oferta se limitava, basicamente, a guindastes com capacidade de até 90 toneladas”.
Um aspecto importante é que, tanto a Guindastec quanto a Guindastes Tatuapé, investiram nesses novos equipamentos em um processo interno de ampliação e renovação de frota. Ou seja, foi uma decisão estudada com cuidado, em que várias opções foram consideradas, pois os equipamentos tinham destino certo para atender contratos em andamento.
A Guindastec já havia adquirido neste ano cinco guindastes articulados modelo Supremus 45.5 Luna ALG, montados sobre caminhão Mercedes- Benz Atego 2730 (6×4), mas também precisava de um novo truck crane. “O guindaste Sany STC800S chega para atender em contratos em andamento no setor de mineração, mobilidade urbana e construção pesada”, explica Nilson Rocha. A opção pelo modelo STC800S, segundo ele, deu-se “por ser um equipamento já consolidado no Brasil, por usar motor Cummins e pela excelente tabela de carga, comprimento da lança e custo benefício”.
Nilson Rocha acrescenta que o guindaste chegou com todas as características originais, pois este modelo já foi desenvolvido para o mercado brasileiro. “Mas estamos em negociação para aquisição de mais guindastes para modernização e ampliação da frota onde mudaremos algumas características, como a pintura padrão, por exemplo”. Ele diz que a Sany ofereceu uma boa condição comercial, e estará avaliando o primeiro equipamento para depois dar andamento à aquisição de mais guindastes da marca.
Na Guindastes Tatuapé também há negociações nesse sentido com a Sany para o aumento já previsto no parque de máquinas da locadora. Segundo Denys Garzon Rodrigues, o fator decisivo para a compra das duas unidades do modelo AT SAC 1300S foi, “além da tabela de carga, com lança de 63 m, o custo de aquisição de peças de reposição, pois os equipamentos contam com motores Mercedes Benz”.
Ele explica que, como houve necessidade imediata para compra, em substituição a outros dois outros equipamentos da frota, mobilizados em um contrato de dois anos, as duas unidades AT SAC 1300S vieram com as cores padrão da Sany. “Mas, nas próximas aquisições, já existe uma grande possibilidade em padronizarmos com o layout da Tatuapé”.
Eu sou operador de guindaste, trabalhei com um stc75 2010, é um excelente guindaste com uma tabela de carga ótima para categoria.
Tive a oportunidade de fazer uma entrega técnica deste stc1000s 2021 e fiquei extasiado com a qualidade do equipamento show.