A Construcap Ccps Engenharia e Comércio S/A, certificada pelas normas NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e SIAC 2021, com sede em São Paulo (SP) e atuação nas regiões Sul e Sudeste e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Pará, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Plano de Rigging, pelas soluções propostas e estudos realizados para içamentos de carga no âmbito do Projeto Maximização Capanema (MG), da Vale, em particular na montagem da 115ª e última galeria do TCLD, no dia 11 de junho de 2024.
Com dimensões de 72,0 m x 4,0 m x 7,2 m (ponto mais alto), ou 1.529,2 m³, a carga foi elevada a uma altura de 31,7 m. Foram utilizados dois guindastes sobre pneus Manitowoc GMK6450-1 MWL (Mega Wing Lift), com capacidade para 400 t. No apoio, foram mobilizados um cavalo pedra 6×4 LT + 06 L.E. (linha de eixo) + 06L.E. (linha de eixo), ambas com mesa de giro, além de PTA e andaimes de acesso, fixados junto às colunas de sustentação dos transportadores para acesso das equipes de ajuste e montagem. Olhais soldados fixados na extremidade da peça pelo fabricante. Acessórios: duas cintas tubulares, duas manilhas Alloy de 2” – cap. 35,0 t e 2.1/2 – cap. por guindaste. O plano de rigging foi elaborado em julho de 2024 com uso dos softwares AutoCAD2025 e CRANIMAX (Manitowoc)
Em espaço aberto, porém com árvores de grande porte que não poderiam sofrer qualquer dano, o principal desafio foi o de encontrar a forma mais simples de chegar com os módulos no local de pré-montagem – já que as condições do terreno e sua geografia não era favoráveis, com curvas fechadas e declives pelo trajeto. Não havia como interditar e montar a peça na via de acesso, pois havia outras empresas trabalhando no local.
A solução consistiu na pré-montagem da galeria no pátio de montagem avançado da Construcap e dividi-la em duas partes (48 e 24 m) e transportá-las por linhas de eixo. O módulo de 48 m foi suspenso pela equipe de remoção contratada por macacos hidráulicos e recursos da própria linha de eixo (depois retirada debaixo da carga). Já a linha de eixo que transportou o segundo módulo teve que chegar de ré, já que seria feito o acoplamento usando as próprias linhas de eixo como “mesa de bancada” e com o recurso do curso da suspensão usada a favor, macacos hidráulicos e catracas de corrente.
Após a junção da peça por completo, deu-se continuidade ao translado da carga com os conjuntos transportados que ficaram todo esse tempo abaixo da carga. Um dos guindastes já estava patolado à frente do local de onde seria posicionada a galeria, visto que estava montando a sua coluna de apoio e demais galerias que faziam parte do projeto. O outro guindaste foi patolado atrás da peça, após ela ter sido transportada até os pontos definidos, onde atenderiam aos raios dos guindastes que fariam a montagem. O trabalho foi realizado em 14 dias corridos. A Construcap conta com uma área própria de engenharia de rigging, com 25 funcionários, com formação técnica e experiência média de 10 anos.