A Liebherr apresentou em Bauma 2022 mais de 70 produtos e diversos conceitos de solução do seu portfólio de serviços para atender necessidades específicas nos canteiros de obras. E, como diz Rene Porto, gerente de guindastes móveis e sobre esteiras da Liebherr Brasil, “todos os modelos apresentados na Bauma, pela Liebherr, estão disponíveis para o mercado brasileiro.”
No que diz respeito ao segmento de elevação de cargas, além LRT 1130-2.1, que ampliou a linha RT da marca, o LTM 1100-5.3 (evolução da linha LTM), e os modelos sobre esteiras LR 1100.1(para 100 t) e LR 1400 SX (o maior em exposição na feira), as maiores novidades incluíram um guindaste de torre de lança basculante hidráulica.
O 195 HC-LH 6/12 pode levantar até 2.550 quilos na ponta da lança em seu raio máximo. Ele alcança estes valores quando combinados com o sistema de torre 16 EC telescopável, que, com as suas dimensões de 1,6 x 1,6 m, requer pouco espaço e pode ser transportado de forma simples até o local por um caminhão ou container.
A Liebherr mostrou também um novo guindaste sobre esteiras: o LR 12500-1.0 com capacidade de carga de 2.500 t, que complementa o portfólio abaixo do LR 13000. Os designs da plataforma giratória e da lança principal estabelecem novos padrões, uma vez que a lança principal larga inédita confere ao guindaste a estabilidade de um PowerBoom. Um aspecto importante nesse projeto é que, apesar da grande capacidade e do tamanho dos componentes individuais, a Liebherr conseguiu desenvolver um conceito singular, viável para o transporte eficiente.
Da linha Unplugged (a bateria, com recarga feita usando energia elétrica convencional do canteiro de obras), a Liebherr apresentou seis novidades dos setores de bate-estacas, perfuração e içamento para na Bauma 2022. Os dois guindastes sobre esteiras LR 1130.1 unplugged e LR 1160.1 unplugged da fábrica da Liebherr em Nenzing têm os mesmos dados de potência da versão convencional.
Outra novidade, desta vez um acessório para içamento de cargas, é o inovador cabo de fibra de alta resistência. Resultado de 10 anos de trabalho de desenvolvimento da Liebherr e do fabricante de cabos Teufelberger, esses cabos já amplamente testados, nos últimos três anos, nos guindastes de torre da conhecida série EC-B, chegam agora ao guindaste de torre para projetos especiais, o 1188 EC-H 40 Fibre e ao guindaste de torre de lança basculante, o 258 HC L 10/18 Fibre.
Já para controle e gerenciamento as inovações incluem diversos aplicativos dentro do novo portal do cliente MyLiebherr, como o Crane Finder, o Crane Planner 2.0, a carteira de habilitação digital para guindaste móvel, gerenciamento de frota e um novo aplicativo de telemetria.
A Tadano apresentou várias novas opções em equipamentos em Bauma 2020. Dentre elas, o gerente comercial da Tadano Brasil, Anilton Leite, destaca em particular, o guindaste telescópico sobre esteiras GTC-2000. Com sua capacidade de carga real de 156 t e momento de carga de 585 kgfm, esse guindaste telescópico sobre esteiras preenche o nicho entre as classes de capacidade de carga de 130 t e 220 t. Sua lança principal de 60 m, pode ser ampliada com quatro extensões de angulação mecânica e hidráulica de 5, 11, 17 e 23 m, podendo chegar ao comprimento do sistema de 83 m.
Além disso, suas tabelas de carga garantem grande eficiência e segurança nos içamentos mesmo diante de posições inclinadas de até 4°, além de exigirem menor preparo do solo do que um guindaste sobre esteira com lança treliçada. Na prática, em uma inclinação de 4° com lança principal de 30 m e raio de 12 m é capaz de içar 34 t. O sistema de controle operacional IC1 recalcula em tempo real a máxima capacidade de carga em qualquer situação, incluindo quando desnivelado, ou em diferentes posições de largura das esteiras.
Além do GTC-2000 a Tadano também apresentou o AC3.045-1 City Crane – um AT com capacidade de 45 t. “É um hiper compacto, para ambientes urbanos e versátil no segmento de remoção industrial”, explica Anilton Leite. “Pontos importantes, além de seu dimensional compacto, são a capacidade de telescopagem. com carga (até 25 t) e habilidade de movimentação sobre rodas com a carga içada. Outro AT, este para 450 t, o modelo AC7.450-1, segundo o gerente comercial d Tadano Brasil, oferece a melhor combinação de carga e alcance para um AT de 7 eixos. “É o melhor nessa categoria. Tão compacto quanto uma máquina de 6 eixos e com capacidades de carga que desafiam máquinas de 8 eixos na classe de 500 t”.
Outro destaque é o PC38.650-1 – um boom treliçado de 650 t, montado sobre pedestal (com patolas). Projetado para atender a demanda do segmento eólico, pode trasladar-se dentro do parque eólico, de uma torre para outra, em menos tempo que uma máquina de esteiras, por utilizar linhas de eixo para o transporte. “Com o sistema patenteado Boom Booster, a lança principal pode ter configuração de alta capacidade de içamento, combinada com excelente altura máxima, chegando a atuar em alturas que apenas um guindaste da classe 800 t poderia realizar”.
Com um olhar para o futuro, a Tadano também apresentou em Bauma 2022 o conceito de um guindastes todo-terreno com superestrutura eletrificada. O guindaste é plenamente funcional e dispõe de um conceito de alimentação elétrica muito flexível, em que a operação elétrica da superestrutura pode ocorrer tanto pela bateria integrada quanto por uma conexão à rede externa, ou com o auxílio de um gerador no motor a diesel que fornece a eletricidade ao motor elétrico. A velocidade de trabalho e a potência de içamento do motor elétrico é equivalente à do acionamento a diesel, e não varia em função de qual das três fontes de energia é usada no momento.
Segundo Luciano Dias, Diretor de Vendas e Suporte ao Produto da Manitowoc, uma grande novidade apresentada pela empresa em Bauma 2022 foi o nosso modelo de guindaste hidráulico GMK 6400-1. “Trata-se de um equipamento com muito valor agregado, flexível, auto montável e o melhor equipamento da categoria de 6 eixos com a melhor tabela de carga, alcance e manobrabilidade incluindo a nova tecnologia CCS desenvolvida pela nossa engenharia. Já foram comercializados 4 sendo que duas chegarão no Brasil em breve e ainda este ano e outras duas já programado para chegar ao longo de 2023”.
O novo Grove AT modelo GMK6400-1 é uma atualização com maior velocidade e flexibilidade do GMK6400 – que quebrou paradigmas para o que era possível com um guindaste de seis eixos em termos de capacidade de elevação. Assim como o GMK6400, o novo GMK6400-1 tem capacidade máxima de 400 t e uma lança principal de 60 m. A altura máxima da ponta para o GMK6400-1 é de 136 metros quando equipado com seu conjunto completo de jib. Dentre suas inovações, pode-se destacar o sistema hidráulico com fluxo mais rápido, proporcionando ganhos na velocidade de operação e movimentos ainda mais suaves. Também foram adicionados à nova máquina de 400 t sistema de controle de guindaste (CCS) e o sistema de posicionamento variável do estabilizador MAXbase.
Novas opções de cinco eixos também foram apresentadas em Bauma 2022. Caso dos modelos GMK5120L e GMK5150XL, com a última geração de cabines Grove, proporcionando maior conforto e conveniência ao operador. O Grove GMK5150XL, para 150 t, pode içar até 8,1 t nos limites da lança principal (a 68,7 m). As placas de contrapeso são intercambiáveis com as do GMK5120L ou qualquer outro guindaste Grove 150 t, simplificando ainda mais a logística e o manuseio. Já o Grove GMK5120L, para 120 t, caracteriza-se pela versatilidade. Com dimensões compactas de apenas 14,195 m de comprimento total e 2,75 m de largura, o GMK5120L oferece excelente acesso aos locais de trabalho, complementado com grande manobrabilidade da suspensão independente MEGATRAK® da Grove.
A novidade em termos de controles foi o lançamento da solução digital Grove CONNECTTM e Potain CONNECTTM, que estará disponível progressivamente na linha de gruas Potain e também nos modelos Grove. Baseados em aplicativo permitem manutenção remota, monitoramento e gerenciamento de guindastes.