A Sarens, especialista mundial em guindastes e transporte pesado, solicitou a qualificação de suas instalações de treinamento na Bélgica, segundo os padrões da ECOL (European Crane Operators Licence) ratificada pela ESTA.
Até então, somente as instalações da Mammoet, na Holanda, e da EUC-Lillebǣlt, da Dinamarca, estavam momologadas – com outras seis em diferentes fases do processo de qualificação. O objetivo da ECOL é criar um denominador comum para os programas de treinamento de operadores de guindastes, que são extremamente variáveis na Europa.
O alcance dessa licença, no entanto, deverá ser ainda maior. Durante a feira de Bauma, a BCACS (Association for Crane Safety), da British Columbia, no Canadá, já assinou um memorando de entendimento e passará a adotar a ECOL.
Além disso, quatro grandes fabricantes de guindastes – Manitowoc, Tadano, Terex e Liebherr – concordaram em alinhar suas operações de treinamento com o esquema ECOL e seus padrões, e estão atualmente passando pelo processo de registro.