O Novo Actros 2653 6×4, com motor de 530 cavalos, começa a ganhar as estradas do País. É o caminhão mais potente da Mercedes-Benz no mercado brasileiro, A Transportes Botuverá, de Rondonópolis (MT), é o primeiro cliente a receber esse extrapesado. E testará o veículo em suas operações no transporte de grãos.
A Botuverá, com 40 anos de experiência no transporte de cargas, também está testando o modelo Novo Actros 2651 de 510 cv. “Missão dada é missão cumprida”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Durante um ano, o Novo Actros 2653 6×4 será utilizado nas operações da transportadora. A fim de demonstrar seus atributos de desempenho, economia e produtividade. Além de robustez, avançada tecnologia, segurança e conforto para o motorista. “
“É um privilégio enorme ser a primeira empresa de transporte do Brasil a testar o Novo Actros”, diz o diretor executivo Adelino Bissoni. Segundo ele, motor de 530 cavalos, com torque de 2.600 Nm, que se destaca não só pela potência, mas também pela eficiência no consumo. Com uma frota própria superior a 180 veículos e 2 mil transportadores agregados, a Botuverá atua no transporte de grãos, fertilizantes e defensivos, pluma de algodão, açúcar, combustível e outros.
Redução no consumo pode chegar a 12%
Vários fatores contribuem para a redução do consumo de até 12%, segundo a Mercedes-Benz. O novo motor OM 471, o câmbio automatizado G291 e a nova aerodinâmica da cabina com disponibilidade de defletores. Como também, o inédito sistema de retrovisores com câmeras digitais MirrorCam e o piloto automático preditivo.
O motor Mercedes-Benz OM 471 tem sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X-Pulse com multiplicador de pressão. É um motor de 13 litros, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas DOHC (2 de admissão e 2 de escape por cilindro).
Maior potência e segurança no freio-motor
Entre as vantagens do OM 471 destaca-se também o freio-motor. São cerca de 560 cv de potência de frenagem, dispensando assim o uso de retarder. E proporcionando menor custo de aquisição, manutenção e peso. Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz ampliou o portfólio de caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros. Esse motor equipa o Novo Actros 2553 LS 6×2 e o 2653 LS 6×4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática). E também o 2653 S 6×4 (cavalo-mecânico com a nova suspensão metálica tuftrac).
As aplicações para o novo Actros são bastante variadas. Do transporte de grãos, carga seca e cargas frigorificadas, a porta-container. E também transporte de combustíveis, produtos químicos, gases. o Actros 2653 6×4 possui Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5). O único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária. E Ponto Cego, Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. Além disso, também tem os já conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. Todos esses itens são de série nesse modelo.