NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

Por: Maurício Moniz (*)

Um breve estudo de caso de como a tecnologia está presente no nosso dia a dia e nos ajuda nas atividades mais rotineiras: Johnny é um especialista em movimentação de cargas e foi contactado por um importante cliente, por mensagem de texto no celular, questionando sua opinião sobre uma operação muito complexa em uma mina subterrânea de minério.

Ele não pode visitar o local fisicamente, mas busca outras formas para obter mais detalhes e poder orientar melhor o cliente.

O cliente envia fotos pelo celular do local da operação e da peça a ser transportada. Ele disponibiliza para o cliente catálogos eletrônicos e uma apresentação detalhada da funcionalidade de um sistema de captação de imagens, onde ele sugere a instalação de duas câmeras, sendo uma na lança do guindaste e outra junto ao moitão. Os dados são disponibilizados e compartilhados na “nuvem”.

A ideia é prover ao operador do guindaste, através de um monitor em sua cabine, uma visualização mais privilegiada da movimentação, visto que o local é de difícil acesso e o risco de um acidente é bastante alto. O cliente entende que pode ser uma boa solução e sugere uma reunião virtual através da plataforma de comunicação. Nesta oportunidade estavam reunidos 11 técnicos do cliente, em 5 cidades diferentes, além da equipe de engenharia da Crosby EUA.

O desenvolvimento deste suporte, desde a consulta inicial até a reunião final, só foi possível devido aos benefícios dos avanços tecnológicos na área de comunicação. Da mesma forma, na produção de alimentos, na medicina, no transporte de pessoas ou cargas, no combate ao desmatamento e na solução dos problemas climáticos, a inovação tecnológica é o grande aliado da humanidade, servindo ao propósito de resolver os problemas críticos da sociedade.

E na movimentação de carga?

Quais os desafios que a movimentação de carga superou ou ainda precisa superar para que as atividades sejam mais eficientes e seguras? Quais os métodos, procedimentos e tecnologias utilizados hoje que não tínhamos disponíveis anos atrás?

E como será a movimentação de carga nas próximas décadas? Que tecnologias estão sendo pensadas e produzidas hoje que farão a diferença das operações de transporte de cargas amanhã?

Primeiramente, precisamos pensar na tecnologia a partir da sua utilidade.

Que problema ou quais problemas precisamos resolver de modo que uma nova tecnologia possa auxiliar?

Eficiência, produtividade, lucro, segurança e saúde dos trabalhadores, e cumprimento da legislação, são usualmente os motivadores da maioria das inovações tecnológicas no setor industrial.

É a partir deste ponto; pensando em como podemos resolver estes problemas, que surgem as novas tecnologias.

Os grandes fabricantes de equipamentos precisam estar atentos às demandas dos clientes.

Desde 1764 em suas fábricas o grupo Crosby vem desempenhando seu papel nesse processo, desenvolvendo e produzindo novas tecnologias que podem ser aplicadas no mercado de elevação e transporte de cargas, com a finalidade de aumentar a eficiência operacional e a saúde e segurança dos trabalhadores nestas operações.

Pensando nestes grandes desafios a Crosby vem investindo na inovação, expandindo seu desenvolvimento tecnológico principalmente:

  • no aprimoramento e modernização dos processos metalúrgicos, a fim de garantir aos seus itens metálicos excelência na performance nas mais severas aplicações. Melhor qualidade da matéria prima, durabilidade do aço, resistência aos extremos de temperatura, tenacidade e ductilidade para suportar cargas maiores e mais ciclos elevando a capacidade e robustez dos itens metálicos, excedendo os requisitos das aplicações mais exigentes;
  • Incorporação de novas tecnologias, utilizando os recursos da eletrônica, a fim de acrescentar às atividades de movimentação de carga a possibilidade de monitoração remota, registro de dados e emissão de relatórios, bem como transmissão e armazenamento de dados através da Internet, como podemos verificar nos exemplos a seguir.

Continuando na lógica de que uma inovação deve primeiramente responder à uma necessidade na atividade que se desenvolve, os exemplos abaixo, mostram demandas e respostas a estas demandas:

Exemplo 1)

Qual o peso da carga? Onde está o centro de gravidade desta carga? Como eu meço/registro uma eventual carga dinâmica durante o trajeto de uma carga?

As células de carga da linha STRAIGHTPOINT fabricados pela Crosby podem determinar eletronicamente de maneira precisa;

  • o PESO (carga estática) de uma carga “no chão”,
  • o surgimento de uma CARGA DINÂMICA durante o transporte da carga, oriunda de um balanço na carga ou mesmo uma colisão em algum obstáculo ou até condições climáticas desfavoráveis como o vento e chuva,
  • a determinação do CENTRO DE GRAVIDADE da peça a ser içada.

Estas informações permitiriam um planejamento mais adequado e uma abordagem mais precisa da atividade. Com estas informações em mãos, certamente, o operador poderia selecionar a linga e os acessórios que seriam utilizados nessa atividade, de maneira mais adequada, realizando um transporte mais seguro e eficiente desta carga.

Adicionalmente com os recursos de transmissão dos dados via radiofrequência ou “Bluetooth”, incorporados à célula, bem como a utilização de um software ou aplicativo instalado em um computador poderiam adicionar a possibilidade de TRANSMITIR, MONITORAR CONTINUAMENTE, REGISTRAR e ARMAZENAR os dados da transmissão, permitindo um melhor gerenciamento das atividades de movimentação de carga.

Exemplo 2)

O operador do guindaste não possui uma visualização precisa da área de descarga ou do trajeto da carga em uma atividade de transporte de tubos em um navio.

É possível simplificar a atividade, tornando-a mais segura e mais eficiente.

As câmeras inteligentes e robustas da BlockCAM fabricada pela CROSBY, quando instaladas em diferentes pontos da lança do guindaste e/ou mesmo no próprio “moitão”, permite ao operador ter uma visão clara e desobstruída da atividade. Isto se dá por meio de um monitor instalado na cabine do guindaste, o que possibilita ter uma imagem clara e precisa da área de aterrissagem e do trajeto da carga, evitando a colisão do objeto, reduzindo o tempo de transporte e aumentando a segurança da operação.

As lentes utilizadas nas câmeras bem como os softwares de correção e aprimoramento de imagem estão cada vez mais sofisticados, nos dias de hoje e permitem suportar aplicações industriais mais robustas e em condições de luminosidade e visibilidade muito desfavoráveis.

Esta tecnologia ou inovação responde à demanda informada agregando, mais uma vez, eficiência e segurança nas atividades de içamento.

Exemplo 3)

O surgimento de parques eólicos é uma demanda crescente que visa atender à uma necessidade mundial de fontes de energia limpas e sustentáveis. Este já é um bom exemplo de inovação a serviço da sociedade. Mas a montagem destes parques representa grandes desafios para as operadoras e as empresas de movimentação. O peso, as dimensões, as urgências e sobretudo o custo das peças (pás, geradores, hastes) elevam esta atividade a um grau crítico de exigência e risco.

Movimentar estas peças e disponibilizá-las no ponto de montagem podem ser executadas com maior eficiência e precisão com a utilização dos dispositivos de içamento da VERTON que permitem controlar a orientação da peça içada, mantendo estável ou rotacionando a peça a distância, por meio de um controle remoto e eliminando a necessidade de cabos guia. Isto é possível por meio de um sistema de giroscópio incorporado a barra de carga, dando precisão e eficiência, reduzindo o tempo de operação e aumento a segurança da atividade.

Estes são apenas alguns exemplos de como a tecnologia está chegando para fazer a diferença nas atividades de içamento e movimentação de carga.

A humanidade vem se desafiando ao longo de sua história. A inovação tecnológica permitiu nossa jornada até aqui, superando diferentes obstáculos.

Os desafios são cada vez maiores.

As demandas são muitas e urgentes.

E é certamente a capacidade humana no bom uso da sua inteligência que permite o desenvolvimento de novas soluções para os diferentes desafios e bem comum da sociedade.

(*) mauricio munizMaurício Moniz tem mais de 25 anos de experiência em diferentes áreas industriais, é especialista em segurança do trabalho e atua como Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Grupo Crosby no Estado de São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×