O mercado de plataformas aéreas de trabalho (PTAs) pode aguardar muitas novidades em um futuro próximo. Durante a feira The Rental Show, mostra de equipamentos para locação que encerra hoje (25), em New Orleans, Estados Unidos, os principais fabricantes desse setor apresentaram inovações em suas respectivas linhas de produtos. A JLG, por exemplo, lançou dois modelos de plataformas telescópicas, um de articulada e outro do tipo tesoura, além de repaginar toda a sua linha de manipuladores telescópicos e de relançar a família de telehandlers SkyTrack, que retorna ao mercado em cinco modelos.
A nova tesoura 5394RT, da JLG, atinge 16,15 m de altura de trabalho e seu motor a diesel permite deslocamentos a uma velocidade máxima de 6,4 km/h. As lanças apresentadas pela empresa, por sua vez, são as telescópicas 400S e 460SJ e a articulada 450AJ, que incorporam inovações em relação às versões anteriores. O mesmo ocorre com a nova linha de manipuladores telescópicos SkyTrack, agora mais rápidos, dotados de joystick para controle dos equipamentos e de gancho para reboque junto ao contrapeso traseiro.
O destaque na linha Genie, por sua vez, é a lança SX-150, que chega para complementar sua família de superbooms, incluindo a SX-180, lançada em 2013. A nova plataforma telescópica atinge 45,72 m de altura de trabalho, mas conta com sistema que permite configurar a elevação a outras três alturas (41 m, 36 m e 30 m), de forma a tornar sua operação mais rápida e melhorar a rentabilidade do locador. Com isso, segundo a Terex, o equipamento atinge sua altura máxima em três minutos. Sua plataforma tem capacidade para 340 kg – com dois operadores – e a lança secundária, de 3,05 m, gira na horizontal e vertical, permitindo o melhor posicionamento dos profissionais para acesso ao local de trabalho.