Componentes a cada dia maiores, áreas de trabalho restritas e, claro, a pressão dos investidores para a conclusão do serviço. Tudo isso demanda agilidade e eficiência na instalação e manutenção de turbinas eólicas. Duas soluções foram desenvolvidas recentemente para superar esses desafios.
Em Oklahoma (EUA), a Liebherr, em colaboração com uma locadora local, a Buckner HeavyLift Cranes, implementou um sistema de lança SL8F2 de maior potência no guindaste sobre esteiras LR 11000. Com esse upgrade, foi possível realizar o içamento de uma turbina éolica Nordex Delta 4000, da classe de quatro a cinco megawatts, com diâmetro de 150 m, completamente montada, a 108 m de altura.
O sistema SL8F2 oferece uma capacidade de elevação de 279 t com uma altura de gancho de 114 m, o suficiente para içar as 254 t do gerador completo e do sistema de manuseio de carga. Antes, essa operação envolvia o uso de três guinchos.
Outra solução, anunciada nos últimos meses, é o Windmaster, que permite elevar e orientar as pás e turbinas eólicas sem a necessidade de cabos de manobra. Ele foi desenvolvido pela Verton Australia e é plenamente compatível com a linha de acessórios Crosby.