A ponte em Minnevika faz parte da grande expansão do sistema ferroviário da BaneNOR na Noruega. O projeto irá encurtar consideravelmente o tempo de viagem entre Oslo e Hamar. Em dois anos, trens de alta velocidade dispararão sobre este trecho. Embora atualmente haja projetos de infraestrutura ferroviária em todo o país, a ponte sobre o Rio Vorma é algo muito especial. “Antes que o tráfego ferroviário seja permitido, as estacas devem descansar por pelo menos dois anos”, explica. Dennis Jensen.
Ele trabalha como Gerente de Projetos Sênior na Aarsleff Ground Engineering.PNC, contratada para realizar o estaqueamento para as fundações da ponte. A construção consiste em 20 poços de cais com 280 estacas de fricção, que Aarsleff deve cravar no solo. “O desafio do projeto estava em atingir a capacidade de suporte do solo, porque a rocha é muito profunda, portanto, estacas inclinadas eram necessárias. O projeto está situado em um lago interior, o que torna o transporte de grandes máquinas e materiais de grande porte muito mais difícil. ”
Uma questão de inclinação
A Aarsleff está usando a máquina Liebherr LRH 600 nesse projeto. “Decidimos por esta máquina devido aos possíveis tamanhos de martelo para estacas inclinadas. É muito forte e estável.” Um critério importante enfatizado por Dennis: “Temos que cravar as estacas com uma inclinação de até 1: 5 e o tamanho do martelo era um requisito importante tanto para a Aarsleff quanto para a capacidade do LRH 600.
A Liebherr era o único fornecedor que poderia cumprir nossos requisitos técnicos em um curto espaço de tempo e entregar uma máquina transportadora e líder como um pacote completo. ” Neste caso, o guindaste sobre esteiras com ciclo de trabalho HS 895 HD é a máquina transportadora. Aarsleff o posicionou em uma barcaça e está cravando metade das estacas no leito do Rio Vorma.
“A estabilidade da plataforma de empilhamento da barcaça é surpreendente. Mesmo com correntes fortes, podemos posicionar as estacas dentro das tolerâncias especificadas para o projeto em águas com 12-14 m de profundidade”. Os tubos de aço têm um comprimento de fundação de 58 m, um diâmetro de 1016 mm e um peso de 29 t. Um marco importante
“O trabalho de cravação de estacas foi um marco importante para o projeto”, afirma Dennis. “Alcançamos isso oito meses antes do marco do cliente para a instalação de estacas.” Ainda mais espetacular considerando as interrupções devido ao bloqueio. As estacas representam os alicerces da ponte sobre o rio Vorma em Minnevika. Ela será aberta ao tráfego ferroviário no outono de 2023 e, com 836 m, será a ponte ferroviária mais longa da Noruega.