M&T EXPO 2024 SUPERA EXPECTATIVAS

M&T EXPO 2024 SUPERA EXPECTATIVAS

A M&T Expo 2024, realizada entre 23 e 26 de abril, reuniu cerca de 500 expositores (potencializados pela grande presença de representantes de empresas chinesas) e um público de 67.465 visitantes de 80 países, segundo a Messe Muenchen do Brasil, organizadora da feira, confirmando a M&T Expo como a maior feira da América Latina focada em equipamentos para construção, indústria de agregados e em alguma medida para a grande mineração.

Diferente do que ocorreu na Intermat, realizada no mesmo período, em Paris, em que foi notada a ausência de muitas grandes marcas do segmento de elevação de cargas e trabalho em altura, a M&T Expo 2024 reuniu todos os principais players do setor – exceção feita à JLG que havia acabado de organizar às vésperas do evento, também na capital paulista, um evento comemorativo aos seus 25 anos de atuação no Brasil. A Liebhher e a Tadano, embora tenham participado da feira, também realizaram jantares bastante concorridos para clientes em restaurantes de São Paulo.

Na área externa da M&T Expo 2024, as maiores atrações para os visitantes se concentraram no Polo de Guindastes, logo à entrada do evento, com equipamentos das marcas Liebherr, Tadano, Sany e XCMG disponibilizados para demonstração por várias locadoras. Além do Museu de Máquinas, onde o grande destaque, sem dúvida, foi o histórico modelo Canguru, primeiro guindaste da Guindastes Tatuapé, construído pelos seus fundadores Edson Garzon e Pedro Esparbiere.

guindaste-canguru
O histórico Canguru, da Guindastes Tatuapé

Dentre os equipamentos em demonstração não faltou quem resolvesse experimentar o guindaste Palfinger PK 165 002 TEC 7 equipado com cesto aéreo e alcance vertical de 36,1 m. Ou o Pick and Carry FR 17 C, novo conceito da marca Terex Franna, recém-chegado ao Brasil – ambos pertencentes às empresas Cunzolo.

Palfinger PK 165 002 TEC 7
Palfinger PK 165 002 TEC 7

 

 

LIEBHERR

A Liebherr aproveitou a oportunidade na M&T Expo para lançar sua campanha “50 anos de conquistas no Brasil”, que teria seu ponto alto em evento posterior na fábrica, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Segundo Rene Porto, Gerente Divisional de Guindastes Móveis Sobre Esteiras e Pneus, “a M&T atendeu as expectativas, com a visita de clientes importantes e foi uma boa oportunidade de estar com todos novamente”. E também para lançamentos. “Apresentamos nosso LRT 1090-2.1, da classe de 90 t, para terrenos acidentados, que acreditamos ser um equipamento bastante importante para o mercado brasileiro, por sua versatilidade em obras de infraestrutura, manutenção industrial e mineração”. Ele aponta como principais diferenciais do LRT 1090-2.1, a possibilidade de movimentar-se e de telescopar com a carga içada, por conta de seu sistema de telescopagem através de cilindros e cabos.

guindaste-area-externa-mtexpo
Polo de guindastes, na área externa

 

 

Rene Porto revela que a Liebherr conseguiu fechar bons negócios na feira e estreitar relacionamentos com parceiros. “Já temos diversos guindastes vendidos com entrega prevista para este ano, com capacidades de 110 t a 750 t, novos e usados. Neste ano entregaremos, o primeiro guindaste para terrenos acidentados LRT 1130-2.1 com capacidade de 130 t e o primeiro guindaste para todos os terrenos LTM 1100-5.2, com capacidade de 110 t e tecnologia LICCON 3”.

TADANO

A equipe da Tadano participou em período integral da M&T Expo 2004.  No estande, a Tadano mostrou o caminhão guindaste japonês modelo GT-750EL com capacidade nominal real de 75 toneladas. O GT-750EL foi integrado recentemente à frota da Cunzolo Máquinas e Equipamentos. A Carvalhão Guindastes, do Rio de Janeiro, também recebeu recentemente o mesmo equipamento.

time-tadano-mt2024

Na área externa da M&T Expo 2024, a Tadano destacou os recursos embarcados no Tadano AC 3.045 City Crane, solução com engenharia alemã para remoção industrial. Locadores de guindastes de todo o país também participaram, na noite do dia 23 de abril, de um jantar de confraternização oferecido pela Tadano na Churrascaria Forno de Chão na capital paulista.

MANITOWOC

Para Luciano Dias, diretor comercial da Manitowoc, o evento superou as nossas expectativas. “Nossos clientes compareceram em peso a feira, fizemos negócio com o único equipamento que levamos para expor e tivemos várias oportunidades de negócio para um futuro próximo, principalmente com usuários finais os quais fazem parte de nossa ação estratégica no mercado brasileiro.

simulador-manitowoc-mt2024

Além de um simulador virtual, recurso do seu Centro de Treinamento, a Manitowoc, lembra ele, destacou dois equipamentos durante a M&T Expo. Primeiro, uma máquina que está se tornando um best-seller da marca, o modelo GMK 6450-1. É um equipamento muito versátil e estratégico para o mercado brasileiro por atuar em múltiplos segmentos como energia renovável, óleo e gás e o mercado industrial.

Luciano Dias explica que o GMK 6450-1 além de ser um equipamento compacto para 450 toneladas métricas, tem a versatilidade de trabalhar com o Mega Wing Lift que é o reforço da lança principal aumentando drasticamente a capacidade de elevação de carga e o mega drive que movimenta a máquina hidraulicamente dentro do canteiro de obra até 10 km por hora sem a utilização do motor a combustão, gerando muito mais economia e eficiência em termos de produtividade dentro do canteiro.

Outra máquina foi a GMK 5250L-1, para 250 toneladas métricas, com lança de 70 m mais jib hidráulico de 21 m, já bastante conhecida no Brasil e que acabou sendo comercializada na própria. “O sucesso desse modelo é um fato. Estávamos preparados para entrepostar em Vitória, porém de última hora resolvemos apostar na M&T e acabamos comercializando a máquina para um de nossos clientes o qual está muito satisfeito e a máquina já entrou em contrato dia seguinte do término da feira. Foi um acerto e um sucesso para nós e certamente para nosso cliente que alega estar muito contente com a máquina”.

SANY

Sem citar números, Cristiano Carvalho, executivo de vendas da Sany Brasil, diz que a empresa teve na área de guindastes um desempenho excepcional no evento “300% superior ao da última edição”. (informações extraoficiais apuradas pela reportagem da Crane Brasil durante o evento dão conta de que teriam quase 140 unidades). O importante, diz Cristiano Carvalho, é que houve uma grande variedade de modelos comercializados, de 40 a 800 t. Uma das máquinas para 600 t foi comercializada para a Codequip Guindastes, de Pernambuco.

sany-mt2024

Houve oportunidade também para apresentação de novidades, como as opções para 110 e 120 t da nova linha da Sany (em agosto do ano passado já haviam sido lançados modelos de 40 e 70 t). Os equipamentos da nova série “icab” caracterizam-se, principalmente, pela nova cabine (que tornou-se padrão em toda a linha), maior, com espaço para até três pessoas no transportador, com novo console, tela de 12.1 no painel, totalmente digital – com um volante bastante funcional e ajustável. Outra novidade é a incorporação do freio retarder nos equipamentos a partir de 70 t.

Para respaldar o avanço da marca Sany no Brasil, Cristiano Machado lembra que a empresa já aprovou a construção de uma nova sede e um novo prédio, com centros tecnológicos para treinamento. A Sany Brasil, segundo ele, além de estoque de peças para pronta entrega, conta hoje 20 técnicos de campo contratados e cinco engenheiros chineses para dar suporte local aos usuários em todo o país.

PALFINGER

A Palfinger lançou oficialmente na M&T Expo o guindaste MD 510, terceira geração da linha, com novas tecnologias e uma série de características que elevam a eficiência operacional através de mais agilidade e segurança no seu uso, além de uma experiência de operação aprimorada. Outra novidade a expansão da linha de big cranes da marca no Brasil. Os modelos PK 76002-EH, PK 78002-SH, PK 88002-EH e PK 92002-SH, complementam os já conhecidos guindastes PK 100002, recentemente substituído pelo mais avançado PK 110002-SH, e o PK 165.002 TEC, estabelecendo novos padrões de capacidade de carga, alcance, precisão e segurança no segmento de grande porte.

MD-510-site
MD-510

Segundo o diretor de Vendas e Serviços LATAM da Palfinger, Luis Miguel Torres Silva, a empresa identificou uma demanda no mercado por soluções mais eficientes e de menor custo, principalmente nos serviços de remoção técnica industrial. “Em muitos casos, o equipamento original foi instalado 20 anos atrás, a fábrica cresceu em volta e você não conseguiu acessar mais aquela máquina, aquele transformador, aquele tanque ou aquele equipamento de alto peso, senão pelo teto, e a grande distância, em alguns casos com o guindaste posicionado fora da instalação industrial”.

Daí a necessidade, lembra ele, de equipamentos avançados, com maior alcance e capacidade, para que a operação possa ser realizada de maneira eficiente e com total segurança. E a resposta do mercado a essas novas soluções disponibilizadas pela Palfinger, segundo ele, pôde ser comprovada na própria M&T Expo’2024 onde a empresa comercializou 38 unidades e encaminhou vários negócios futuros com os equipamentos da marca.

TEREX

Como já havia anunciado recentemente, a Terex, através de seu representante no Brasil, a Mason Equipment, o mercado iria se surpreender com os recursos diferenciados da linha Franna. Um de seus modelos, o FR17 C, foi apresentado e já com seu primeiro usuário no país, a Cunzolo, de Campinas (SP). O FR17 ​​C é um guindaste móvel pick and carry muito compacto, com raio de giro curto de 6,77 m, com capacidade para 17 t. Guindaste 4WD, possui um grande conversor de torque, não há pedal de embreagem.

Fabio Cunzolo com Ricardo Beilke
Fabio Cunzolo com Ricardo Beilke

A lança fabricada em seção em U para serviços pesados ​​com soldagem no eixo neutro oferece durabilidade superior e vantagem competitiva ao levantar cargas pesadas. Os recursos do guindaste incluem proteção contra sobrecarga, tecnologia antitombamento e um sistema avançado de monitoramento de segurança. Segundo a empresa, FR17 tem múltiplas aplicações e é ideal para construção, mineração e logística, além de aplicações urbanas, industriais e pátio onde o espaço é limitado.

XCMG

A XCMG Brasil, empresa que completa em 2024, uma década de atuação no Brasil com fábrica própria, priorizou na M&T Expo’2024 a apresentação e lançamento de equipamentos de sua linha para construção, pavimentação e mineração. “Durante a maior Feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, a M&T Expo 2024, realizamos bons negócios e recebemos em nosso estande clientes do Brasil inteiro e de todos os nossos dealers. Consideramos muito positiva nossa participação, que certamente resultará em vendas também nos meses subsequentes à feira”, afirmou

Recicladora-XLZ2103S

Renato Torres, diretor comercial da XCMG Brasil. Dentre as novidades apresentadas, pode-se destacar a mini escavadeira XE55DA, com capacidade da concha de 0,33 m3 e elevada eficiência e potência de motor 35 kW (47 hp). Mostrou a nova motoniveladora GR1905BR e a recicladora XLZ2103S. Para aplicação em mineração, a XCMG Brasil expôs o caminhão XGA5905, 6×4, a combustão, e o caminhão elétrico XGE95, também 6×4, com peso bruto de 95.000 kg, potência nominal/máxima do motor de 450/600 kW, e torque nominal/máximo 920/1400 N.m, atingindo velocidade máxima de 43 km/h

ZOOMLION

Segundo Alexandre Diniz, gestor de marketing da Zoomlion Brasil, a M&T Expo 2024 foi um grande sucesso. “O evento superou nossas expectativas, proporcionando excelentes resultados tanto para nossa marca quanto para nossos negócios”. Durante o evento, a empresa apresentou várias linhas de equipamentos, incluindo guindastes, plataformas elevatórias, equipamentos de movimentação de terra, empilhadeiras e uma betoneira. Seguem os detalhes sobre os principais equipamentos exibidos, seus modelos e capacidades, bem como os lançamentos realizados durante a feira:

Zoomlion na MTexpo
Chris Liu (Zoomlion), com Marco Augusto da TVH

Dentre os guindastes, os modelos ZAT1000V532 (100 t), ZAT1600H753-1 (160 t) e ZAT3000V753-2 (300 t). Na linha de plataformas, a empresa destacou modelos com altura de trabalho de 7,8 a 26,6 m. E lançou o telehandler da linha AWP.  “Durante a feira, atingimos nossas metas com sucesso, alcançando um faturamento superior a R$ 40 milhões. Os principais equipamentos negociados foram os guindastes e as plataformas elevatórias. Estes resultados refletem o forte interesse do mercado e a eficiência de nossas estratégias de vendas durante o evento”, diz Alexandre Diniz. Ele lembra que durante a M&T Expo, foram entregues dois guindastes: o modelo ZAT1000 (exibido internamente) e o ZAT3000V.

LIUGONG

“Realizamos um evento extraordinário, destacando-nos tanto nas vendas quanto na participação do público. Já no segundo dia da feira, alcançamos nossa meta e celebramos os negócios concretizados. A ampla variedade de produtos que apresentamos demonstrou claramente nossa capacidade de enfrentar os desafios dos setores de construção e mineração”. A avaliação é de Ricardo Bertoni, gerente sênior, recém-contratado pela LiuGong, e com grande experiência no segmento de plataformas aéreas e equipamentos de elevação de cargas – produtos, aliás, que constam no portfólio da LiuGong.

Nova carregadeira eletrica LiuGong

Durante a M&T Expo’2024, a prioridade da empresa foram equipamentos da linha amarela, para construção e mineração, segmentos de mercado onde a empresa já está consolidada no país. Dentre os lançamentos, o primeiro equipamento elétrico da marca, a carregadeira sobre rodas 856H-E. E ainda as carregadeiras da série T, nova geração representa um avanço significativo em tecnologia e desempenho, suplantando a Série H. Além da escavadeira hidráulica 990FHD, com peso operacional de 95 t e caçamba de 6,2 m³. Para gestão de frota, lançou o iLink, um sistema de gerenciamento de frota oferecido sem custos. A ferramenta foi projetada para auxiliar na otimização dos cronogramas de manutenção, serviços e maximizar o potencial de tempo de atividade do equipamento.

TECNNIC

Controles remotos para guindautos. Essa é a especialidade da Tecnnic, empresa de Santa Catarina, com 23 anos de atuação e fornecedora de alguns importantes fabricantes no mercado brasileiro. A empresa desenvolveu recursos adicionais nos controles tradicionais, incorporando novas funcionalidades. “Ele pode ser só controle remoto ou também controlar a inclinação, o momento de carga, por exemplo”, diz Ricardo Santos, diretor da empresa.

tecnnic-mtexpo2024

Já em sua quarta geração, os controles da Tecnnic também incorporam GPS e recursos telemáticos de monitoramento a distância por rede WiFi para os gestores de frota, que recebe as informações via aplicativo ou pelo portal na web. “Tudo fica registrado e ele tem um histórico completo da operação do guindauto”. A Tecnnic resolveu também um grande problema nos controles tradicionais, com uso de uma bateria com autonomia de 100 horas de uso contínuo e carregamento com conexão USB normal, com se fosse um celular.

OLIVO IMPLEMENTOS

Fabricante de caçambas e semirreboque há 37 anos, a Olívio Implementos Rodoviários apresentou na M&T Expo uma linha complementar, de guindastes para serem montados sobre caminhão. O desenvolvimento, segundo o gerente comercial, Clauder.Hipólito, surgiu há alguns anos, como forma de oferecer uma solução completa aos clientes da empresa que trabalham com transportes especiais. São vários modelos, com capacidade de 500 Kg, para uso em caminhonetes, a guindastes de maior capacidade, que podem erguer em torno de 35 t na base.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×