No final do ano passado, o Grupo KAHL foi contratado para mover um total de seis enormes trocadores de calor para duas plantas de liquefação de gás destinadas à Rússia de uma obra de engenharia perto do porto de Haren (Alemanha), no Rio Ems, para um navio de carga.
Durante um período de vários meses, os componentes individuais foram transportados de várias instalações de produção para a empresa Barlage, em Haren. Lá os componentes foram montados e os retoques finais feitos nos trocadores de calor.
Os seis trocadores de calor compreendiam: dois resfriadores pesando 658 t e medindo 46,33 x 6,22 x 7,32 m (LxWxH), dois resfriadores pesando 429 t e medindo 29,06 x 5,58 x 7,53 m (LxWxH), e dois refrigeradores pesando 466 te medindo 32,25 x 6,42 x 6,95 m (CxLxA).
O Grupo KAHL foi então incumbido da operação de transporte pesado para mover os trocadores de calor da fábrica de montagem para o cais, onde dois guindastes pesados (LR 1600) estavam esperando para içar os trocadores de calor para dentro do navio de transporte.
Carga embarcada hidraulicamente
Embora o percurso tivesse apenas cerca de 800 m de comprimento, os desafios eram enormes devido à necessidade de contornar os espaços confinados na viagem ao redor do porto.
Para mover o refrigerador de 658 t, a equipe de transporte confiou em seus módulos de serviço pesado Goldhofer em uma configuração de unidade traseira com 2 linhas de eixo PST / SL-E de 2x 12 , recolhendo a carga gigante hidraulicamente sem o uso de um guindaste. O equipamento utilizado para a operação foi uma combinação P 1 + 1/2 split, ou seja, com um módulo dividido longitudinalmente e acoplado paralelo a um segundo módulo completo.
A vantagem desta combinação é que ela oferece uma estabilidade sensivelmente melhor do que um transportador de largura simples por um lado e requer menos espaço para manobra do que uma combinação P 1 + 1 de largura dupla por outro.
Contorno de três curvas de 90º
Cada unidade de 12 eixos era alimentada por um Powerpack de alto desempenho de 490 HP. Com a carga de 658 t amarrada nas duas combinações de transportadores autopropelidos de largura e meia, foi uma façanha contornar as três curvas de 90 ° com um comprimento total da composição de mais de 50 m e uma largura de carga de 6,43 m.
Manobras cuidadosas foram necessárias para evitar uma série de obstáculos permanentes (silos, paredes, luminárias, etc.) e vários itens esperando para serem coletados. Com direção eletrônica em todos os eixos e velocidade de deslocamento reduzida no ritmo de um prego, os especialistas guiaram a composição com sucesso por todas as seções estreitas da rota.
Lidar com essas operações de transporte sem uma mesa giratória (que tem a vantagem de uma estabilidade de inclinação muito maior) exige um trabalho preparatório meticuloso e muita experiência, algo que a equipe testada e comprovada da KAHL e da PIEPER demonstra diariamente. E assim, apesar de todas as dificuldades, a enorme carga chegou em tempo ao seu destino, e o navio de transporte conseguiu navegar dentro do prazo.