A Sistermi Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda, certificada pelas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, com sede em Serra (ES) e atuação na Região Sudeste e na Bahia, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Gestão de Projetos, na operação de carregamento, transporte e montagem de quatro vigas longarinas fabricadas em aço sobre a ferrovia Vitória-Minas da mineradora Vale/SA que serviram de base para construção do viaduto que disponibilizará a população do Vale do Aço (MG) um livre acesso ao Aeroporto Regional.
A operação, realizada em Santana do Paraíso (MG), foi contratada pela Crasa Infraestrutura S/A. As vigas metálicas de 87, 5 t e 16 t, com dimensões (CxLxA) respectivamente de 51 x 3,2 x 2,7 m e 19 x 3,2 x 1,3 m, foram içadas a uma altura de 15 m.
A metodologia aplicada para o projeto foi de plano de ação, onde utilizou-se conhecimentos sobre 5W2H, um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto. O que, por sua vez, se alinhava com os objetivos do cliente, que precisava realizar os içamentos nas janelas de tempos definidas e permitidas da linha férrea Vitória-Minas.
Esse foi o principal desafio. Mas as vigas, também possuíam olhais de içamento que não permitiam esforços oblíquos, sendo necessário que os esforços fossem aplicados nos olhais apenas de forma longitudinal em Fy. A Sistermi, em conjunto com a CRASA-Vale, desenvolveu um cronograma passo a passo da operação, para que a equipe estivesse pronta quando as janelas estivessem liberadas.
Quanto ao problema de esforços nos olhais da vigas metálicas, a Sistermi, junto com seu fornecedor TechCon Engenharia, haviam desenvolvidos recentemente spreads de içamento com diversas posições de içamento, que permitem ter uma capacidade adequada para o içamento e que as amarrações se comportassem da forma que a solicitação dos esforços nos olhais de içamento fossem aprovadas pelo engenheiro calculista da viga.
Com essa solução, evitamos a revisão do projeto para nova análise e construção de olhais que admitissem esforços oblíquos, comprometendo a janela de içamento e, consequentemente, o prazo da obra. O prazo de execução foi de 5 dias, entre carregamento, transporte e lançamento. Houve redução de dois guindastes de 500 t para 1 de 500 t e 1 de 250 t