MOBILIZAÇÃO EM TODAS AS FRENTES

MOBILIZAÇÃO EM TODAS AS FRENTES

O Grupo Liebherr tem uma condição privilegiada para a introdução de novas tecnologias, pelo fato de atuar em vários segmentos de mercado. De modo que inovações e upgrades introduzidos em equipamentos portuários, de mineração ou mesmo em sistemas aeronáuticos ou ferroviários, no momento oportuno e conforme a necessidade, também chegarão, com a devida configuração, à linha de guindastes móveis ou de torre. E vice-versa.

Um exemplo recente são os protótipos em fase de testes na fábrica alemã de Ehingen e já com “test drives” em locadoras na Europa, em que o diesel é substituído por HVO (formulação obtida principalmente a partir de óleo vegetal e animal e resíduos de gordura da indústria alimentícia e convertidos em hidrocarbonetos pela adição de hidrogênio).

Liebherr-HVO

O grande apelo nesse caso é ambiental – com a redução estimada em 74% de emissões de CO2, durante todo o tempo de vida útil de um guindaste de 5 eixos. Mas mostra também que a busca por combustíveis renováveis é um caminho sem volta. Todos os motores Liebherr de até 560KW, aliás, agora são aprovados para operação com combustível HVO. Sem esquecer que a Liebherr também disponibiliza guindastes sobre esteiras abastecidos por baterias.

São duas alternativas com respaldo em outras linhas de produto da marca. Se a opção elétrica não é novidade nos equipamentos de mineração – a Liebherr inclusive lançou em junho duas novas escavadeiras com esse tipo de alimentação – o uso de combustíveis fósseis está, cada vez mais, com os dias contados na área portuária.

Um operador no Porto de Hamburgo, acaba de receber um guindaste portuário Liebherr LHM 420, com motor de 750 kW (EU estágio IV ou EPA Tier 4 final) cujo principal diferencial é uma nova tecnologia de escapamento que permite reduzir ainda mais as emissões. Mas essa ainda é uma fase de transição.

Liebherr420portuario

A fábrica alemã da Liebherr, em Rostock, onde foi produzido, ao atingir o marco de 1.300 guindastes marítimos, também no mês de junho deste ano, já sinalizou: no futuro, a série de guindastes portuários móveis deverá operar com o diesel HVO 100 livre de fósseis. Além disso, um acionamento híbrido será apresentado em breve. Ele permitirá que os usuários alternem entre dois modos diferentes: o modo Boost, que fornece potência extra para manuseio mais rápido, e o modo Eco, que reduz significativamente o consumo de combustível.

Trabalho remoto

A eclosão da pandemia de coronavírus deu novo impulso ao desenvolvimento de ferramentas digitais – tanto para manutenção remota quanto para colaboração com técnicos locais – que já ocorria há muitos anos em várias unidades de negócios do grupo. O mais difundido atualmente é o Remote Service, um aplicativo de diagnóstico para reparos ou manutenção remota em guindastes, escavadeiras e máquinas de construção. Pode ser usado em todo o mundo em tempo real e pode transmitir informações visuais. Um outro está disponível para os guindastes de última geração. Se ocorrer um problema, um engenheiro de serviço se conecta ao controle do guindaste por meio de uma conexão de telefone celular criptografada.

Ambas as ferramentas remotas permitem que problemas com a máquina sejam identificados mais rapidamente, evitando viagens desnecessárias para manutenção – um fator especialmente importante em tempos de corona e restrições de viagem. O diagnóstico preciso de falhas permite que as peças corretas sejam solicitadas para que o guindaste sobre esteiras, escavadeira de cabo, guindaste marítimo, máquina de fundação profunda ou guindaste móvel possam ser colocados novamente em operação rapidamente.

Óculos inteligentes

Os óculos inteligentes são uma ferramenta prática para fornecer assistência rápida aos usuários em lugares distantes, sem a necessidade de enviar um técnico imediatamente. Os óculos permitem que as imagens sejam compartilhadas e discutidas. Portanto, essa ferramenta remota não apenas evita a necessidade de viagens, mas também economiza custos substanciais e torna o atendimento ao cliente mais eficiente.

oculos3d-liebherr

A Liebherr também está testando essa capacidade em sua engenharia interna e produção na divisão Aeroespacial. A realidade virtual e aumentada permite que as inspeções finais sejam realizadas em um conjunto de trem de pouso usando esses óculos. Neste caso, o modelo 3D é sobreposto à realidade, permitindo ao inspetor examinar a máquina virtualmente “ao vivo” e melhorar o processo de inspeção de qualidade.

A Liebherr também usa vidros inteligentes para máquinas de terraplenagem e tecnologia de manuseio de materiais. Isso permite suporte remoto digital para casos de serviço e manutenção: o cliente usa os óculos inteligentes e uma imagem ao vivo é transmitida diretamente para um técnico de serviço da Liebherr. Eles então realizam um diagnóstico de falha e, idealmente, encontram uma solução para o problema.

estacao-remota

Na área portuária, a novidade é a Estação de Operação Remota (ROS). O ROS é ergonomicamente projetado e equipado com vários monitores, permitindo ao operador executar todas as funções normais de direção em um ambiente de escritório remoto. Além disso, a mudança para a automação com controle remoto traz benefícios operacionais: com um único operador ROS sendo capaz de operar vários guindastes simultaneamente. Os benefícios adicionais incluem mudanças de turno mais rápidas e fáceis e um ambiente de trabalho mais atraente para os funcionários.

Mobilidade do futuro

A Liebherr também atua na área de tecnologia de veículos ferroviários, onde desenvolve soluções remotas. O Sistema de Controle e Monitoramento de Trem (TCMS) permite à Liebherr acesso em tempo real aos seus vários subsistemas. Na operação de deslocamento regular, os estados do sistema são monitorados e a intervenção também é possível a partir do local do desenvolvimento durante a manutenção.

Ao mesmo tempo, o sistema pode ser usado para monitorar a resposta de controle em um ambiente de teste para o usuário, por exemplo, para sistemas de ar condicionado. Isso permite que os o equipamento de ar condicionado seja acionado em um local da Liebherr de qualquer lugar do mundo e várias situações operacionais sejam testadas em combinação com outros sistemas no trem.

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