A perspectiva de gerar energia limpa a partir das ondas deu um passo à frente quando a Mocean Energy começou os testes de seu protótipo de energia das ondas Blue X no Centro Europeu de Energia Marinha (EMEC) em Orkney (Escócia).
Nos últimos dias, a máquina de ondas de 20 metros e 38 toneladas foi rebocada de Kirkwall para o local de teste Scapa Flow da EMEC, onde foi ancorada com sucesso e comissionada para os primeiros testes de mar.
No final do verão (europeu), o Blue X será movido para o local de teste de ondas conectadas à rede da EMEC em Billia Croo, na costa oeste de Orkney, onde fará seu teste em condições de mar aberto mais rigorosas.
“Este é um momento muito emocionante, pois colocamos nosso primeiro protótipo para teste no mar”, disse Cameron McNatt, Diretor Executivo da Mocean Energy. “Nos próximos dias e semanas, iremos produzir a primeira potência e provar como a máquina Blue X opera em uma variedade de estados do mar.
Na fase de testes do Scapa, a produção de energia será comparada com as previsões numéricas. Todas a logística também será testada, incluindo rebocamento, instalação, remoção e acesso no mar. O dispositivo é autônomo e operado sem fio. Uma conexão 4G permite enviar comandos e baixar dados da costa.
A longo prazo, a expectativa é de que máquinas em escala de rede serão capazes de acessar ondas profundas do oceano para gerar quantidades significativas de energia limpa. No próximo ano, está prevista a conexão do dispositivo a uma bateria submarina que será usada para alimentar um veículo subaquático autônomo operado remotamente (AUV) – com potenciais aplicações offshore.
Fotos: Colin Keldie