A nova geração de guindastes móveis da Liebherr está incorporando uma ferramenta simples, porém importante para o resgate do operador e do equipamento em casos de acidentes, principalmente os que envolvam tombamentos ou capotamentos. Trata-se de um diagrama com informações sobre a estrutura da cabine, de forma a facilitar o corte das chapas de aço e o acesso para salvamento do operador.
Em contraponto à evolução na segurança das cabines, que passaram a contar com células à prova de tombamentos, o acesso ao seu interior vem se tornando mais difícil, devido à dificuldade encontrada pelos bombeiros em identificar o melhor local para cortar a fuselagem. Por esse motivo, essa ideia já vem sendo adotada pela indústria automobilística europeia e, agora, chega também aos equipamentos de grande porte.
Posicionado atrás do banco do operador, o diagrama trás ainda informações sobre a localização da bateria e dos reservatórios de óleos e combustível, facilitando as ações de combate a incêndio. A equipe de projetos da Liebherr da unidade de Ehingen, na Alemanha, desenvolveu essa ficha de informações em colaboração com o Corpo de Bombeiros local, para facilitar resgates em acidentes com o equipamento em trânsito ou em operação no site.
O diagrama está disponível tanto para a cabine do caminhão quanto para a do guindaste. Segundo a Liebherr, os primeiros modelos a incorporar essa solução foram fornecidos em 2011. A partir de agora, ela se tornará um item de série para todos os guindastes da marca com níveis de emissão acima de Stage 3b, nos modelos para terrenos acidentados (linha LTC) e os todo-terreno (LTM).