Em dezembro de 2020, a Manitowoc lançou uma nova cabine do operador nos guindastes todo o terreno de três eixos da Grove. Após a introdução bem-sucedida dessa cabine de nova geração no GMK3050-3, GMK3060-2 e GMK3060L-1, ela agora está sendo adicionada a guindastes GMK específicos de quatro e cinco eixos com capacidade de 150 t. A nova cabine agora está disponível nos guindastes todo o terreno da Grove GMK4090-1, GMK4100L-2, GMK5150-1 e GMK5150L-1.
A nova cabine do transportador tem um design moderno, que atende aos mais recentes requisitos de teste de colisão na Europa e é aprovada pela ECE R29-3. Os operadores de guindaste se beneficiam de maior espaço dentro da cabine, enquanto as dimensões compactas gerais dos guindastes todo- terreno permanecem inalteradas.
Com uma largura de 2,55 m, a Manitowoc acomoda diversos recursos no interior. Compartimentos práticos no painel de instrumentos, entre os bancos e integrados às portas do veículo oferecem amplo espaço para guardar objetos avulsos e documentos, inclusive no formato DIN A 4. Há mais espaço de armazenamento entre o banco do operador e do passageiro.
Console central não divide a nova cabine
O interior da cabine também incorpora porta-copos e portas USB que permitem o carregamento de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos. O assento ergonômico do operador com suspensão a ar, apoios de braço e aquecimento do assento são itens de série.
Os operadores podem mover-se facilmente entre o lado do operador e o lado do passageiro, pois o console central não divide a nova cabine. No geral, o layout amplo do novo ambiente do operador oferece uma sensação de maior espaço.
“A facilidade de uso e a ergonomia do operador foram nossa prioridade no desenvolvimento das cabines do transportador de nova geração da Grove, para isso, foi essencial compreender as condições de trabalho do dia a dia dos operadores. O operador precisa se sentir confortável para ir e voltar de qualquer local de trabalho”, comentou Andreas Cremer, vice-presidente de gerenciamento de produto da Manitowoc.
“Apresentamos ao mercado o protótipo da nova geração de cabines do transportador da Grove ‘cab2020’ na Bauma 2019 como parte de um estudo de design. O feedback já era extremamente positivo naquele ponto, mas ainda assim aproveitamos a oportunidade para falar diretamente com os clientes e operadores e incluir seus comentários nos estágios finais de desenvolvimento da nova cabine do transportador”, continuou explicando.
Maior facilidade de acesso aos comandos
O CCS (Sistema de controle do guindaste) pode ser alcançado de forma confortável na posição sentada e foi integrado à cabine considerando a ergonomia. A interface intuitiva torna o trabalho do operador muito mais fácil, pois as configurações usadas com mais frequência, como nível do chassi e travamento do eixo, podem ser selecionadas pelo CCS.
Modos de direção diferentes também podem ser selecionados em rota usando a tela do CCS. Como todos os mostradores do CCS apresentam o mesmo layout e navegação em toda a linha de modelos GMK, fica fácil para os operadores mudarem de um guindaste todo terreno da Grove para outro.
A nova geração de cabines do transportador da Grove confere aos guindastes todo terreno GMK4090-1, GMK4100L-2, GMK5150-1 e GMK5150L-1 uma aparência mais moderna e oferece aos operadores de guindaste maior conforto no trajeto de ida e volta para o local de trabalho.