A Mammoet está trabalhando com a Rietveld, empresa especialista em gestão de frotas e sistemas de segurança de veículos e máquinas, em um projeto conjunto para proteger motoristas e usuários da estrada quando guindastes móveis estão em movimento e manobras.
O projeto combina três tecnologias de segurança diferentes e foi encomendado pela Mammoet para apoiar seus clientes no cumprimento de regulamentações de segurança mais rígidas. Atualmente estão sendo realizados testes em um de seus novos guindastes móveis Liebherr LTM 1070-4.2 70t.
O sistema de três camadas inclui o sistema de câmera OmniVue 360° da Rietveld. Utilizando uma combinação de câmeras instaladas no chassi do guindaste, ele gera imagens do veículo em primeira e terceira pessoa em tempo real. Isto dá ao condutor uma visão completa de 360º, tanto dentro como fora da cabine, permitindo-lhe ver o que pedestres e outros usuários da estrada estão vendo.
O segundo nível adiciona uma série de sensores que detectam pessoas e obstáculos dentro de um raio de segurança ajustável ao redor do guindaste. Quando os sensores detectam um perigo potencial, um sinal acústico alerta o condutor. Um painel de aviso de LED também exibe a seção do guindaste onde o movimento foi detectado.
A camada final, o ‘Halo’, desenha um limite de luz no chão ao redor do guindaste, dando às pessoas próximas uma indicação visual clara da zona segura ao seu redor. Isto é especialmente importante em locais onde é necessária proteção auditiva. O limite pode ser ligado e desligado manualmente e está configurado para desligar automaticamente quando uma determinada velocidade for atingida.
“Ao combinar estes três sistemas, a Mammoet melhorará a segurança, minimizará acidentes e danos e dará maior confiança aos operadores de guindastes para criar ambientes de trabalho mais seguros”, diz Ferdi Kivanc, Coordenador de Projeto EMD da Mammoet. “Vemos isso como um sistema abrangente que não só aumentará a segurança do guindaste, mas também o treinamento dos operadores no futuro. Os testes iniciais são promissores e estou muito orgulhoso dos resultados.”
“Ao trabalhar com os seus engenheiros para testar a integração das nossas tecnologias de prevenção de colisões, criámos algo único em soluções de segurança para gruas. Estamos ansiosos para desenvolver ainda mais o sistema e progredir para uma eventual implementação.”, acrescenta Frank Kanters, gerente de contas da Rietveld