A Mammoet realizou recentemente a elevação de um tambor de coque na refinaria Lake Charles Phillips 66, em Louisiana (EUA), com seu guindastes PTC 140. Com capacidade para até 5 mil t, o equipamento é um dos maiores de sua frota e em todo o mundo. A altura de lança requerida no projeto era de 149 m, no entanto o espaço disponível para montagem estava limitado a 108 m.
Para superar esse desafio, A Mammoet se valeu de um procedimento desenvolvido internamente que permite que parte do guindaste seja montado no ar. Durante o processo de montagem, se sucederam 30 içamentos críticos, cada um deles de 25 t. Posteriormente, durante o içamento da carga, foram realizados outros 16 içamentos, igualmente críticos, sendo o de maior peso o que somou 600 t. Os içamentos foram realizados no prazo e sem incidentes.
“O PTC140 foi projetado exatamente para operações como essa. Nenhum outro guindaste no mundo pode proporcionar o mesmo nível de flexibilidade e potência de içamento combinada com o estado da arte em requisitos de segurança. Nós estamos orgulhosos de acrescentar esse projeto em nossa longa lista de bem sucedidos projetos – todos assegurando a nossos clientes menores custos e prazos, diz Pierre Mille, diretor da Mammoet nos Estados Unidos.