A Guindastes Tatuapé é a primeira locadora do país a receber o guindaste móvel Liebherr LTM1110-5.2 com LICCON3. Embora sucessor do modelo LTM 1110-5.1, o modelo LTM1110-5.2 incorpora características completamente novas – o design e a nova cabine do motorista e a transmissão ZF TraXon DynamicPerform, com embreagem de discos refrigerada a óleo, além das funcionalidades do LICCON 3, (Liebherr Computed Control), que traz uma interface mais simples e mais eficiente (touch screen), com um software e uma linguagem de programação e conexão de dados (bus) mais rápida.
A frota da Guindastes Tatuapé já contava com guindastes Liebherr de 100 e 120 toneladas, que são predecessores indiretos deste novo modelo. Segundo Marcelo Monteiro, gerente comercial da locadora, eles continuam sendo ferramentas de trabalho extremamente eficientes, oferecendo tecnologia que ainda se destaca no mercado frente a equipamentos concorrentes mais recentes. “O desempenho e a confiabilidade desses equipamentos nos deram plena confiança na aquisição do LTM 1110-5.2”.
Com 80% de sua frota formada composta por equipamentos da marca Liebherr e uma parceria histórica de mais de 30 anos, lembra Marcelo Monteiro, a Guindastes Tatuapé tem sido pioneira na aquisição de novos desenvolvimentos da marca, como ocorre agora com o sistema LICCON 3, uma tecnologia inédita no Brasil. “No ano passado, em visita à fábrica da Liebherr na Alemanha, fomos apresentados a várias inovações, incluindo o sistema LICCON3, que estava em fase de testes na Europa. Essa antecipação nos permitiu acompanhar de perto as melhorias que estavam por vir, o que reforçou nossa decisão de investir no LTM 1110-5.2”.
Para a Guindastes Tatuapé, o guindaste móvel Liebherr LTM1110-5.2 oferece novas possibilidades de aplicação para um modelo de 5 eixos. Marcelo Monteiro explica que ele foi projetado para enfrentar restrições de capacidade em estradas, distribuindo seu peso por eixos de forma eficiente. “Em deslocamentos, ele opera com cerca de 9 toneladas por eixo, 3 toneladas abaixo do limite usual de 12 toneladas. Além disso, quando as vias permitem, é possível deslocar o guindaste com contrapesos montados no chassi, reduzindo a necessidade de veículos adicionais e gerando economia de recursos e custos operacionais, tudo dentro da legalidade das normas rodoviárias”.
Outro aspecto a destacar, diz ele, é que esse guindaste traz avanços significativos com uma lança telescópica de 60 metros, ampliando a capacidade de içamentos em alturas maiores. “Isso elimina a necessidade de utilizar modelos maiores e mais custosos, oferecendo uma solução mais eficiente para operações de elevação, gerando economia tanto para nós quanto para os clientes”.
De acordo com ele, as novas tecnologias embarcadas também agregam valor às operações da Guindastes Tatuapé. “Esse modelo será especialmente útil em operações que requerem altura e longos alcances, graças à sua lança telescópica de 60 m. Além disso, a capacidade de transportar 16,9 t de contrapeso sobre o chassi traz uma significativa economia operacional, reduzindo a necessidade de transporte de contrapesos adicionais. E também representa ganhos em capacidade de carga e içamento.
“O LTM 1110-5.2 tem capacidade de carga de 110 t, uma lança telescópica de 60 metros e um Jib treliçado de até 33 metros. Embora as especificações de capacidade sejam semelhantes às do modelo anterior, este modelo recebeu o incremento dos novos recursos, como o “Hillstart-Aid”, “Vario Base Plus”, “Auto Ballast” e o sistema LICCON3, que oferecem grandes avanços operacionais, aumentando a eficiência, segurança e modernidade do equipamento”.
O sistema LICCON 3 é extremamente intuitivo, oferecendo respostas rápidas e visualização melhorada para o operador, explica Monteiro. “A geração anterior não oferecia o acesso remoto às condições operacionais, algo que o sistema LICCON3 agora possibilita. Aliado ao “My Liebherr”, oferece telemetria em tempo real, permitindo o monitoramento constante das condições de operação e manutenção do guindaste, onde quer que ele esteja. Com a telemetria, podemos acompanhar em tempo real o desempenho do equipamento, e mudará radicalmente a forma como gerenciamos nossa frota e planejamos manutenções, proporcionando um futuro mais eficiente e conectado”.
A equipe técnica da Guindastes Tatuapé também destaca a importância da Transmissão ZF TraXon DynamicPerform no novo equipamento. “A refrigeração a óleo desta nova embreagem oferece proteção superior contra o superaquecimento, prolongando a vida útil do sistema e reduzindo significativamente o desgaste. Esse recurso é especialmente crucial em operações que envolvem alta energia de atrito, como nas manobras de guindastes móveis, quando a transmissão é intensamente demandada. O sistema de refrigeração reduz o atrito entre as peças móveis da transmissão, resultando em menor desgaste e maior durabilidade. Isso possibilita intervalos mais longos entre manutenções, aumentando a eficiência e a confiabilidade operacional do equipamento”.
Outras inovações no LTM 1110-5.2 |
Um novo volante multifuncional e botões otimizados |
Persiana lateral na porta do condutor |
Acessórios e módulos de teclas aprimorados, bem como novos displays |
Opções como sistema de travamento central com chave remota, refrigerador e monitoramento da pressão dos pneus proporcionam conforto adicional |
Aquecimento e ar-condicionado totalmente novos e modernos, com sensor solar que detecta o aumento da radiação solar e regula automaticamente a função de aquecimento |
Otimização dos pacotes de iluminação para a cabine do guindaste, a superestrutura, a parte traseira do veículo, os faróis dianteiros, a lança telescópica e os jibs treliçados. Podem ser operados com LEDs, com sua longa vida útil e melhor iluminação |
Telemetria e gestão de frota de série no MyLiebherr.com |
Arranque externo 24v |
Sensor de pressão nos pneus |
Terminal de controle remoto BTT, |
Simplificação e revisão da apresentação dos displays |