O Grupo Santin, sediado em Américo Brasiliense (SP), conta com quatro unidades de negócios, especializadas e com grande sinergia entre si, para atender ao mercado de montagens eletromecânicas, fabricação de equipamentos, transporte pesado e super pesado, içamento e movimentação de cargas.
O escopo do Grupo Santin, além de içamento e movimentação de cargas (Santin Guindastes) e transporte de cargas especiais (Santin Transporte e Logística), abrange montagens mecânicas industriais (Pirâmide), caldeiraria e fabricação de equipamentos e de estruturas metálicas (Caldebras).
São vários os segmentos de mercado que vem sendo atendidos, há mais de 30 anos, pelo Grupo Santin. Os principais são a mineração, petroquímica, energia (eólica, hidrelétrica, termelétrica), siderurgia, refinaria, metalurgia, cimenteira, papel e celulose, operações portuárias (onshore/offshore), construção civil e montagens industriais.
Nos últimos anos, as unidades de Guindaste e Transporte têm participado de importantes projetos eólicos na Região Nordeste, contribuindo na montagem de mais de 1100 aerogeradores e transportando acima de 60% dos aerogeradores fabricados no Brasil. Para atender a demanda de serviços de içamento e movimentação de cargas para montagem de torres, a Santin conta com uma frota atualizada de equipamentos de transporte e de guindastes com capacidade para até 800 toneladas.
Dentre as várias marcas de guindastes da Santin, os equipamentos da linha Demag, hoje Tadano, tem grande importância nas operações da empresa. Com unidades das linhas CCs e ACs (AC200, AC200-1, CC2800, CC2800-1, e AC500-2), a Santin Guindastes é uma das maiores usuárias da marca Demag-Tadano no Brasil.
Na entrevista abaixo, Fernando Santin, Diretor Geral, fala do histórico da empresa com a marca, seus diferenciais técnicos e principais aplicações, em particular no segmento eólico. Também comenta as expectativas da área técnica em relação ao suporte da Tadano.
Crane Brasil: Há quanto tempo, a Santin utiliza guindastes Demag?
Santin Guindastes: Nós utilizamos há 12 anos
Crane Brasil: Na avaliação da empresa, de um modo geral, quais as principais qualidades dos equipamentos Demag?
Santin Guindastes: Segurança, produtividade, durabilidade, fácil manuseio e manutenção simplificada
Crane Brasil: Em que tipo de operações os equipamentos Demag da Santin são mais utilizados?
Santin Guindastes: São mais utilizados no segmento eólico
Crane Brasil: No segmento eólico em particular eles são utilizados como equipamentos principais ou auxiliares na montagem de torres?
Santin Guindastes: Principais e auxiliares
Crane Brasil: Desde quando o suporte dos equipamentos Demag é feito pela Tadano. E qual a opinião da Santin Guindastes em relação a esse suporte?
Santin Guindastes: Desde que o grupo iniciou o trabalho com a Demag. O grupo Tadano atua de maneira que a produtividade, satisfação, excelência resulte na satisfação dos clientes finais do Grupo Santin