O guindaste de torre de montagem rápida 53 K foi apresentado ao público pela primeira vez na feira “Baumaschinenmesse Bern 2014”, feira de equipamentos realizada na Suiça, de 18 a 23 de março. O novo design do guindaste da classe dos 50 mt é baseado no bem-sucedido conceito da série K, vindo preencher a lacuna existente entre os modelos 42 K.1 e 65 K. O novo guindaste de montagem rápida com estrutura treliçada e a cinemática de montagem melhorada é sinônimo de maior potência, variabilidade e segurança.
O 53 K alcança uma altura máxima do gancho de 31 m (com lança horizontal), o valor mais alto atingido por guindastes automontáveis da classe de 50 mt. Graças ao dispositivo de ascensão rápida, até três segmentos de torre podem ser instalados de forma rápida e simples, permitindo assim ajustar a altura de gancho às várias situações existentes nos diferentes canteiros de obras. Além disso, o posicionamento da lança à 20° permite aumentar a altura máxima do gancho para 43,1 m.
Com a lança na horizontal, o guindaste de torre 53 K pode ser configurado com sete alturas do gancho diferentes entre 15,8 m e 31 m. Ou seja: esse guindaste K é ideal para a construção de casas multifamiliares de até oito andares.
Com seu alcance máximo de 40,0 m o 53 K pode levantar 1.100 kg no modo de operação com 2 quedas de cabo, içando 1.000 kg no modo de operação com 2/4 quedas de cabo. A capacidade na ponta da lança pode ainda ser elevada até 2.000 kg com o simples encurtamento da lança para 28 m. Seus quatro comprimentos diferentes de lança (28 m, 34 m, 37 m e 40 m) asseguram a flexibilidade de utilização do novo 53 K.
Com uma capacidade máxima de carga de 4.200 kg, esse guindaste foi concebido para construções clássicas. Seu sistema automático de mudança de 2/4 quedas de cabo faz com que sempre seja possível selecionar a passagem de cabos ideal para as velocidades máximas de içamento.
Soluções inovadoras e econômicas de transporte possibilitam o transporte do 53 K completo, incluindo o contrapeso, para o canteiro da obra em apenas dois caminhões. Fruto de sua reduzida distância entre eixos, de somente 6 m, e da conceção compacta de suas plataformas giratórias, caracterizadas por uma projeção reduzida, esse guindaste cabe sem problemas nos espaços mais apertados. É principalmente nos locais com alta densidade de construção e com pouco espaço que esse novo guindaste 53 K revela seus pontos fortes. Além disso, em locais de construção onde o espaço é reduzido, esse guindaste pode ser montado próximo aos edifícios existentes, podendo então, graças à montagem aérea de sua lança, se desdobrar por cima dos obstáculos.
A dimensão reduzida de sua base de apoio, de apenas 4,2 m x 4,2 m, está idealmente ajustada ao raio de giro compacto de 2,50 m, quase não dificultando o trânsito, em especial em canteiros de obra nos centros urbanos.
O novo 53 K caracteriza-se ainda pela bem-sucedida tecnologia de comando e de mecanismos da própria Liebherr. Os mecanismos com inversor de frequência, contínuos e energeticamente eficientes, aliados ao coletor elétrico, que possibilita um giro sem limites, são outros fatores que contribuem para uma movimentação econômica de cargas. Igualmente disponível: o modo de posicionamento fino MICROMOVE, acionável por botão. De essa forma, está assegurado um posicionamento de cargas pesadas com uma precisão milimétrica sem que os freios do mecanismo de elevação sejam acionados. O que, por sua vez, assegura não só um transporte cuidadoso de cargas, mas também uma operação muito segura da grua.