A cidade de Múrcia, na Espanha, está envolvida em um grande projeto de remodelação e modernização de sua malha ferroviária, que também inclui adaptações e melhorias urbanas. Um total de 7.120 metros de trilhos de trem serão subterrâneos para permitir a chegada do trem de alta velocidade à cidade espanhola. O projeto conta com cinco gerações diferentes de guindastes de esteiras Liebherr HS que estão executando as principais tarefas de maquinário para a execução das formas de tunelamento, proporcionando confiabilidade e eficiência a qualquer momento. Estas máquinas são HS 841 HD, HS 852 HD, HS 843, HS 855 HD e a mais recente HS 8070 HD.
O HS 8070, com capacidade para 70 t, destaca-se pelo alto desempenho na execução e pela melhora na rentabilidade. O equipamento, adquirido para a obra pela empreiteira Pantaex, especializada em concretagem, é otimizado para realizar todos os trabalhos no canteiro de obras, podendo ser utilizado tanto para escavação como para concretagem, bem como para a introdução de reforços. Além disso, neste modelo foi alcançada significativamente a redução do consumo de combustível e a emissão de sons e poluição, fator determinante especialmente para obras em áreas urbanas como é o caso deste projeto.
Não é apenas um trabalho simbólico para Murcia, mas também um projeto muito exigente em razão das condições em que é desenvolvido. A construção do trecho subterrâneo da linha férrea está sendo realizada em um espaço de apenas 10 m no total e a apenas 3 m dos trilhos do trem que atualmente atravessam a cidade. Neste espaço muito pequeno, estão sendo executadas paredes de 21 m de profundidade e 5 m de largura com juntas circulares e lama de bentonita.
Tendo em conta estas condições, este projeto torna-se um verdadeiro desafio logístico, uma vez que é necessário coordenar os diferentes trabalhos de todo o maquinário para manter uma ótima produção diária apesar das complicações do espaço existente.