Navios não tripulados controlados remotamente. Inovação técnica nesse sentido valeu à KOTUG o Prêmio de Operações Autônomas e Remotas. O prêmio faz parte do The Marine Propulsion Awards 2019. Ele foi concedido durante a Conferência e Exposição Sulfur Cap 2020, que aconteceu dia 8 de maio, em Amsterdã.
O júri de especialistas do setor atribuiu o prêmio ao projeto de navegação por controle remoto da Kotug, que foi um dos três projetos pré-selecionados. Este prêmio é um reconhecimento pela pesquisa feita para tornar possível a navegação autônoma. Isso aumentará a segurança e a eficiência da operação de rebocadores em geral, especialmente em áreas que lidam com produtos perigosos e produtos de petróleo e gás.
Kotug acredita que os navios não tripulados controlados remotamente serão o primeiro passo para o transporte autônomo finalmente não tripulado. Várias operações simples em locais remotos já podem ser feitas a partir de estações controladas remotamente.
A operação de navegação não tripulada é um projeto conjunto da indústria que foi realizado com as seguintes partes interessadas: KOTUG International; Rotortug B.V.; OnBoard; M2MBlue Alphatron Marine e Veth Propulsion.
Em 2018, dois testes bem-sucedidos foram realizados pela Tug Training & Consultancy – especializada em treinamento profissional para rebocadores e um provedor especializado em serviços de rebocagem. O objetivo do prêmio é chamar mais atenção para o trabalho de pesquisa, que muitas vezes não é reconhecido pela indústria como um todo.
A KOTUG opera em uma variedade de mercados, incluindo rebocagem de terminais, rebocagem de portos, operações offshore e operações de salvamento. Sediada na Holanda, a KOTUG atua na Europa, Rússia, Ásia, Austrália, África e Caribe e continua expandindo suas operações em todo o mundo. O seu conhecimento de longa data está consolidado no Centro de Excelência Marítima da KOTUG, que fornece treinamento e consultoria.