Criada no ano de 2001, em Niterói (RJ), para atender uma demanda por operações mais eficientes e profissionais nos portos, com uma equipe dedicada e experiente, a Manobrasso Serviços Marítimos possui a maior frota de cábreas (guindastes flutuantes) do Brasil, com cinco embarcações posicionadas ao longo da costa brasileira. A estrutura é descentralizada, a partir da matriz, no Rio de Janeiro, com equipes operacionais e suporte comercial dedicados, para garantir o atendimento nos diversos portos onde atua – Belém (PA), São Luís (MA), Salvador (BA), Santos (SP) e Rio Grande (RS).
Foram muitos os desafios superados, ao longo de mais de duas décadas, lembra Leandro Heludjian, Sócio-Diretor, com mais de 200 projetos realizados, em várias regiões do país, e cada operação, pontuais ou duração mais prolongada de até um ano, com suas próprias particularidades. Ele destaca a construção da ponte sobre o Rio Preguiças em Barreirinhas (MA), com içamentos próximos à rede elétrica e forte correnteza, o cravamento de estacas no Porto de Aratu (BA), o descomissionamento de equipamentos portuários em Barcarena (PA) e a operação simultânea com duas cábreas em Rio Grande (RS). “São exemplos de desafios que exigiram planejamento, segurança e precisão — sempre entregues pela equipe Manobrasso”.

Ele explica que cada operação começa com reuniões pré-operacionais, seguindo protocolos definidos de segurança e meio ambiente, com plano de rigging, planos de emergência, controle de resíduos, equipamentos certificados e tripulação treinada. “Trabalhamos sempre dentro das exigências legais e das boas práticas marítimas. E, acima de tudo, temos Deus nos dando força e sabedoria todos os dias para seguir em frente. Quero compartilhar um versículo da Bíblia que sempre me acompanha (Josué 1:9): “Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”.
Uma outra referência que o diretor da Manobrasso Serviços Marítimos faz questão de ressaltar é a qualificação do quadro de cerca de 50 colaboradores atuando com dedicação em suas respectivas áreas. Do conselho consultivo, para definição da visão estratégica e tomada de decisões, e os setores de Comunicação e QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), que assessoram a diretoria, aos diversos setores (Comercial, Operacional, Suprimentos, Manutenção e Administrativo-Financeiro), que gerenciam a área operacional.
“A Manobrasso nasceu da nossa experiência no setor e da vontade de oferecer soluções seguras, ágeis e personalizadas em içamentos e operações marítimas, com foco em qualidade e parceria com o cliente. E nossa equipe é nosso maior valor — esse é o princípio que guia nossa cultura e forma de atuar”. É prática comum no dia a dia da empresa, diz ele, garantir que os operadores estejam capacitados para cada operação, “especialmente porque muitos clientes exigem comprovação técnica. A qualificação da equipe faz parte do nosso compromisso com a segurança, a qualidade e a confiança nas operações”.
Certificações para comprovar esse compromisso não faltam. Gestão e Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001), Saúde e Segurança do Trabalho (ISO 45001), Compliance e Responsabilidade Social, Comércio Exterior e Operações Portuárias: EBN – Empresa Brasileira de Navegação, com outorga da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Outro ativo importante e grande diferencial no mercado é a capacitação e disponibilidade da frota.
“Nossa frota é composta por embarcações robustas, com origem entre o início dos anos 2000 e modelos anteriores. Todas passam por atualizações relevantes, como modernizações eletroeletrônicas, assegurando um alto padrão de segurança, precisão e agilidade nas operações, atendendo plenamente às exigências do mercado”. O diretor da Manobrasso Serviços Marítimos explica que a manutenção segue protocolos rigorosos, adaptados ao tipo de cada embarcação. Onde cada unidade tem um plano de manutenção exclusivo, com avaliações técnicas registradas em databooks, contemplando testes operacionais e demais manutenções.
A cada cinco anos, é realizado um teste de carga com sobrepeso controlado, validado por um engenheiro responsável técnico com RT (Responsabilidade Ténica). “Nossos equipamentos também passam por vistorias regulares para a manutenção de classe junto à Marinha do Brasil. Além disso, a cada cinco anos, realizamos a docagem de classe: a embarcação é levada a um dique seco para uma avaliação completa da estrutura, incluindo o fundo”.
Atualmente, a Manobrasso conta com cinco embarcações, estrategicamente localizadas, com diferentes capacidades de içamento. Cábrea Rio de Janeiro, não autopropulsada, possui guindaste com giro de 360°, e capacidade nominal de içamento para 100 toneladas, em Santos (SP). Cábrea Rondônia, autopropulsada, possui guindaste com giro de 360°, e capacidade nominal de içamento para 130 toneladas, em Rio Grande (RS). Cábrea Rio Branco, não autopropulsada, possui guindaste com giro de 360°, e capacidade nominal de içamento para 250 toneladas, em São Luis (MA). Cábrea Piauí, autopropulsada, possui guindaste com giro de 360°, e capacidade nominal de içamento para 280 toneladas, em Salvador (BA). E Cábrea Castelo Branco, não autopropulsada, possui guindaste com giro de 360°, e capacidade nominal de içamento para 500 toneladas, em Belém (PA).
Leandro Heludjian diz que a Manobrasso, como empresa em crescimento no competitivo e desafiador cenário econômico brasileiro, tem direcionado seus esforços prioritariamente para a excelência operacional, a segurança das atividades e a geração de valor aos seus clientes e colaboradores. Outra prioridade é o engajamento social nas regiões em que atua. “À medida que evoluímos, buscamos construir bases sólidas que, no futuro, também possibilitem uma atuação mais ampla nesse campo. Atualmente, patrocinamos um atleta de Powerlifting (levantamento de pesos no supino) do Rio de Janeiro. Acreditamos no esporte como meio de transformação e superação”.
O grupo econômico da Manobrasso Serviços Marítimos Ltda. também é composto por outras duas empresas: Locamar (https://locamarbr.com) — especializada na locação de equipamentos marítimos, modulares e de içamento. A Locamar oferece soluções práticas e econômicas para operações em todo o Brasil, incluindo manilhas, cabos, eslingas, spreader bars, boias de sinalização, defensas pneumáticas, equipamentos de atracação e células de carga. E a Interbrasso Logística e Manutenção Marítima Ltda. — sediada no Porto de Itaqui (MA), que é focada em serviços de apoio marítimo e portuário. Atua principalmente na manutenção e reparo de embarcações e estruturas flutuantes, além do transporte marítimo de cabotagem e navegação de apoio.