A Hyva do Brasil apresentou ontem, em Caxias do Sul (RS), em evento para clientes, os seus dois novos modelos de guindastes, o HBR 600 e o HBR 660, de maior capacidade de carga fabricados no País com sistema construtivo tipo “canivete”. O objetivo é atender a demanda de equipamentos com essa tecnologia com maior capacidade e com custo de aquisição não muito superior aos modelos tipo trave e menor que os similares importados. Os novos modelos tem, respectivamente, capacidades máximas de 58 e 60 t e pressões de trabalho de 290 e 300 bar. Ambos conseguem um alcance vertical de até 25 m e possuem ângulo de rotação de 420º.”São guindastes bem diversificados. Conseguem atuar na construção civil, principalmente, mas também no transporte e carregamento de máquinas”, afirma Rogério De Antoni, presidente da Hyva do Brasil. A estrutura brasileira, segundo ele, está focada no atendimento de todo o mercado latinoamericano – a próxima etapa é atender também os Estados Unidos.
O desenvolvimento dos novos guindastes HBR 600 e HBR 660 consumiu mais de um ano e o lançamento representa investimentos superiores a R$ 1 milhão no projeto, testes cíclicos de fadiga e ferramental para a produção na fábrica de Caxias do Sul. Os modelos contam com a tecnologia “V”, que distribui o peso sobre o centro do chassi do caminhão. Isso dispensa reforço de mola e proporciona ao equipamento melhor geometria de movimentos.
A configuração canivete admite mais lanças hidráulicas (seis no total) e também permite um ângulo negativo entre o primeiro e o segundo braço, possibilitando operações em locais restritos. Com uma estrutura interna reforçada com aço de alta resistência e alta pressão , os guindastes continuaram compactos, mas com grande capacidade tanto no pé quanto na ponta da lança.
O sistema articulado, com duas bielas (LAS), e o sistema de giro da máquina, com rolamento e motor planetário de acionamento hidráulico, mais robusto que o convencional de cremalheira, proporciona maior capacidade, sensibilidade de controle e precisão de movimento.
Também oferecem válvula de segurança, que garante preservação da operação em casos de falhas ou acidentes no sistema hidráulico; válvula de alívio, que impede que o guindaste opere fora do gráfico determinado e sistema hidráulico que funciona com bomba de pistões – o que faz com que o equipamento trabalhe em alta velocidade, dispensando a aceleração do caminhão.
O projeto também inclui válvula regenerativa especial EES, que reutiliza a vazão de óleo durante a abertura das extensões, garantindo maior velocidade sem comprometer a segurança da operação; sistema SDS, que compensa as oscilações do cilindro de elevação e garante movimentação suave da carga, e sistema articulado de bielas LAS, com capacidade de içamento do guindaste constante em todas as posições de lança.
Os modelos oferecem ainda sistema de controle de içamento LCS, que aumenta a capacidade do guindaste em 10%, reduz a velocidade na operação quando está próximo da capacidade máxima de carga e garante mais força e precisão na operação, e comandos sequenciais, que proporcionam agilidade e ergonomia na operação. Como opcionais, os guindastes HBR 600 e HBR 660 oferecem limitador de giro, estabilizadores escamoteáveis, guincho de cabo, elemento para função extra (ativação de acessórios), kit NR12 completo para cesto acoplado e controle remoto.
Preciso de um orçamento
Encaminhamos sua solicitação para a Hyva
Prezado Senhores,
Necessitamos de guindaste cuja lança será inserida em espaço limitado (Moinho de bolas) na operação de instalação de placas de revestimento. Na movimentação de instalação das placas, nossa necessidade é
o giro a 90° no plano horizontal do último lance da lança (gancho). A Hyva possui algum modelo que possa nos atender?
Agradecemos o retorno.
Olá Nilton, encaminhamos sua solicitação para a Hyva, que já deve ter feito contato contigo.