A Saraiva Equipamentos fez recentemente um importante investimento em sua frota, optando pela marca Sany. Quatro modelos de guindastes integrados à operação da empresa – STC800T5, STC1100T6, STC1600T7, SAC2500S – já são conhecidos dos usuários do país, mas dois outros são bastante especiais. Primeiro, o SAC8000T8, para 800 t, até então exclusivo da I.V. Guindastes no país, e, segundo o SAC4500T7, para 450 t, que chega ao Brasil através da Saraiva.
ENTREVISTA
Qual o foco principal do investimento em dois guindastes de grande porte (450 e 800 t) da marca Sany. Renovação? Ampliação de frota?
Guilherme Saraiva: Temos vários segmentos em que visualizamos a utilização destes equipamentos, porém o segmento eólico, será o principal utilização. Como também, faz parte de nosso planejamento de investimentos para os próximos cinco anos.
Que referências a Saraiva utilizou para investir nesses equipamentos? E quais garantias adicionais foram solicitadas ao fabricante?
Guilherme Saraiva: Pesquisamos e analisamos bastante os projetos e tabelas de cargas dos equipamentos, nos mostrando que teríamos à disposição, nestes dois equipamentos, uma variedade de configurações que nos permitirá atender o mercado brasileiro em diversos segmentos, e teremos como principais o óleo e gás e eólico. Temos uma garantia estendida, que nos concede uma certa tranquilidade, nestes dois novos modelos.
A máquina chega com customizações solicitadas por vocês para atender as condições operacionais do Brasil? Quais?
Guilherme Saraiva: Complemento de lança para eólico, que nos permite ter uma tabela de carga bem favorável, bem como a configuração total dos equipamentos. Além disso, foi atendido, nosso pedido, para virem nas cores padrão da Saraiva.
Em que tipo de aplicações, os equipamentos já foram ou devem ser utilizados? E como poderá ampliar a capacitação da Saraiva no atendimento aos seus clientes?
Guilherme Saraiva: Já estamos com os dois sendo utilizados no segmento eólico e na sequência, um deles seguirá para o mercado de óleo e gás, esperamos também atender mercados fora do Brasil, com estes equipamentos, em função destas capacidades e versatilidade.
Qual a experiência histórica da Saraiva com a marca Sany e qual a avaliação de vocês em relação ao suporte da marca?
Guilherme Saraiva: Começamos esta parceria em 2011, com modelos TC e esteiras, e nestes últimos anos, foi possível ver a melhoria conquistada, em qualidade nos equipamentos, nos trazendo mais segurança e confiabilidade em fazer novos investimentos. Fica nítido, que a Sany vem em busca a cada dia, na melhoria de seus equipamentos. O reforço da equipe de pós-venda, tem possibilitado um atendimento mais rápido nos casos de manutenções corretivas.
Quando os dois equipamentos foram integrados à frota da Saraiva? Houve ou está havendo suporte da Sany nas primeiras operações?
Guilherme Saraiva: Foram integrados em meados de outubro, quando terminaram as entregas técnicas. Até o momento, o que temos precisado de apoio, estamos tendo.
Qual a avaliação até o momento que a Saraiva faz da performance dos dois equipamentos?
Guilherme Saraiva: Como estamos há pouco mais de 45 dias em operações com as mesmas, ainda estamos observando as performances , porém tivemos um ótimo resultado nas primeiras montagens das configurações, se revelando máquinas simples e atualizadas.
Segundo Cristiano Carvalho, executivo de vendas da Sany do Brasil, as máquinas foram entregues com acessórios e configurações específicas solicitados pela Saraiva. Entre as personalizações atendidas, destacam-se a inclusão de motores Mercedes e a aplicação da pintura padrão da empresa, conforme solicitado.
Ele lembra que, no caso da máquina para 800 t, um diferencial técnico importante, comum aos guindastes da linha acima de 700 toneladas, é o Wind Power Jib, um acessório especialmente projetado para a montagem de torres eólicas. “Esse dispositivo proporciona maior produtividade tanto na montagem quanto na operação, tornando o processo mais eficiente e seguro, especialmente em ambientes com demandas específicas de altura e precisão”.
O executivo de vendas da Sany explica que o suporte pós-venda inclui um pacote abrangente com contrato de manutenção, treinamento de operadores e um extenso estoque de peças sobressalentes. “Desde a entrega técnica, todo o processo é acompanhado pela equipe de engenharia da Sany e por um técnico brasileiro, garantindo que qualquer dúvida ou necessidade do cliente seja atendida antes do equipamento ser liberado para a obra. E, posteriormente, no início da operação”.
Outro compromisso, diz ele, é o atendimento por uma rede de técnicos em várias regiões do país e a retaguarda de um estoque completo de peças reposição na sede da Sany do Brasil em Jacareí, interior de São Paulo, garantindo rapidez no atendimento de reposição e manutenção”.