No final de dezembro, durante encontro com clientes na Holanda, a Tadano apresentou o guindaste para 70 t de quatro eixos, modelo AC 4.070. O protótipo do equipamento, híbrido, já havia sido exposto na feira Bauma, em 2022, mas agora já está em um novo estágio de desenvolvimento, mais próximo da finalização e início da produção. Agora, em janeiro de 2024, o equipamento foi embarcado para a Holanda para um período de testes de dois meses em várias locadoras daquele país em situações reais de trabalho.
É importante notar que o modelo híbrido é apenas uma das opções do fabricante japonês, dentro de seu programa Tadano Green Solutions (TGS), para reduzir em 35% a emissão em todos os seus equipamentos até 2030, mais uma etapa para até atingir a “verdadeira missão”: Zero Emissões. Na Conexpo 2023, a empresa apresentou o GR-1000XLL EVOLT, um RT totalmente elétrico. O que está em questão no modelo híbrido é a comprovação, em termos de performance, da tecnologia adotada: acionamento de bombas hidráulicas por um motor elétrico de 115Kw, com sistema de bateria de 70Kw. E o uso de um gerador integrado para manter as baterias carregadas ou recarregar. E pleno funcionamento de até cinco horas de trabalho funcionando somente com baterias.
A locadora e transportadora holandesa Wagenborg já integrou à sua frota o guindaste telescópico móvel híbrido, modelo XCA60_EV da XCMG. Com capacidade para 60 t, o equipamento pode ser conduzido e realizar içamentos de forma totalmente elétrica. Com o XCA60_EV a Wagenborg poderá atender aos rígidos padrões europeus de controle de emissões. Para tanto, a área técnica da locadora abordou vários fornecedores com o seu desejo de uma máquina híbrida produzida em massa, com certificação CE e aprovada pelo TCVT em 2019.
Segundo a Wagenborg, o XCA60_EV da XCMG, que incorpora um grande número de componentes europeus, é o único até agora a atender todas as exigências do mercado da Europa Ocidental. Além disso, o guindaste será entregue com uma inspeção EN13000 e RDW.
“Estamos extremamente satisfeitos com o desenvolvimento do nosso XCA60_EV. Para construir a máquina perfeita para o mercado europeu, contamos com o conhecimento e a experiência do pessoal da Wagenborg. Sem eles, teria sido extremamente difícil desenvolver este guindaste”, diz Hu Yuan, gerente de vendas da XCMG na Europa.