Um dos maiores guindastes do mundo, com 150 m de altura por 143 m de comprimento, começou a ser montado. Trabalho é feito no estaleiro Enseada Indústria Naval, em Maragogipe (BA). Trata-se de um modelo Goliath, com altura equivalente a um prédio de 50 andares. Equipamento pesa 7 mil t e tem capacidade para até 1,8 mil t de carga.
Fornecido pela finlandesa Konecranes, o guindaste é composto por módulos de até 500 t de peso, cuja montagem está mobilizando 64 profissionais de cinco nacionalidades. Esses módulos chegaram ao estaleiro em 10 entregas, realizadas por embarcações provenientes da Finlândia, China e Coreia do Sul.
Lá foram pré-montados em unidades industriais da Konecranes. Sua instalação deverá ser concluída até o fim de agosto, para que o equipamento possa ser submetido a testes operacionais durante o mês de novembro.
Com sua elevada capacidade de içamento, o guindaste deve proporcionar maior produtividade ao estaleiro. Viabilizando a montagem de conjuntos completos na construção de navios e plataformas de petróleo.
Em uma única operação, por exemplo, ele pode reduzir o tempo de montagem de um navio sonda com o içamento de sua torre de perfuração completa, o principal componente da embarcação.
Com inauguração prevista para março de 2015, o estaleiro já tem em carteira um contrato para a construção de seis navios sonda que serão utilizados na exploração do Pré-Sal.
Orçado em R$ 2,7 bilhões, o projeto é uma associação entre a Odebrecht, OAS, UTC e a japonesa Kawasaki. Ele vai ocupar uma área de 1,6 milhão de metros quadrados e, quando estiver operando a plena capacidade, poderá processar anualmente 36 mil t de aço.
Além da construção de navios sonda, o estaleiro Enseada Indústria Naval será mobilizado em outros projetos na área de óleo e gás, como a montagem de plataformas e navios FPSOs (sigla em inglês para as unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência).