Uma grua auto-montável Terex® CBR 40H ganhou a confiança de locadora no Texas. É a primeira a operar em Austin e imediações. A R & J Lifting Solutions LLC a vê como uma solução inovadora. Está em uso em projetos comerciais, obras em hotéis e serviços públicos. Locais congestionados e sem espaço para mobilização de guindastes ou gruas maiores.
“A grua cobre duas vezes a área de um manipulador. E posiciona materiais de maneira mais econômica e eficiente. Além do que na metade do tempo e aproximadamente ao mesmo preço de aluguel”. O comentário é de Joe Galbraith, presidente da empresa e do diretor de operações Randy Thorp. Ambos têm mais de 50 anos de experiência em guindastes e plataformas
“As gruas auto-montantes são populares em muitos mercados importantes ao longo das costas leste e oeste. Mas agora estão começando a ganhar popularidade em outras regiões”. Quem afirma é Tony Cappellaro, gerente de vendas e suporte da Amex para a Americas Terex Cranes.
Controle remoto e “pegada” pequena
O que atraiu a R & J Lifting Solutions foi a facilidade operacional e simplicidade. Galbraith gostou da operação suave do guindaste, em parte devido ao seu conveniente recurso de controle remoto. “O controle remoto permite que o operador se mova com a carga. O que aumenta a visualização da área de trabalho.” “É rápido entrar e sair do local de trabalho. E também requer uma pegada muito pequena.
A grua CBR 40H oferece comprimento máximo de lança de 40 m. E capacidade máxima de 4-t. A capacidade de içamento é de 1 t. no comprimento máximo da lança. Assim sendo ideal para a elevação de materiais de construção em todo o local de trabalho. “A grande vantagem para o guindaste é que ele requer apenas uma pegada de 4,2 m para sua base, permitindo que ele seja colocado em locais apertados onde um guindaste móvel não pode se encaixar”, explica Thorp.
Facilidade de transporte e configuração
Tem dimensões de transporte de 13,6 m por 2,4 m por 3,5 m quando posicionado no reboque. Desse modo é movida , de forma rápida e eficiente com uma carreta rebaixada. Uma segunda carreta transporta o contrapeso de 20 t. Seu design autoelevatório desdobra rapidamente a torre vertical até a altura de 25,6 m . “Uma equipe experiente pode ter o guindaste configurado e pronto para levantar cargas dentro de quatro horas de chegada ao local”, diz Cappellaro.
Galbraith diz que a grua vai superar um guindaste móvel no movimento de entrada / saída. Bem como no preço do aluguel. Outra vantagem é que o guindaste opera de forma silenciosa e eficiente. Utiliza menos de 20 kVA de energia elétrica. Quando comparado com o diesel para guindastes móveis e manipuladores telescópicos.
Segundo Thorp, outro fator a ser considerado é a segurança. A CBR 40H pode substituir um ou vários manipuladores telescópicos no local do projeto, portanto, há menos peças de equipamentos móveis movimentando-se em torno de uma área de trabalho congestionada”.