O novo terminal do Porto Sul, em Ilhéus (BA), que terá integração com a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), ganhou novas garantias para a realização. Um empréstimo, foi concedido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, com verba vinculada ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), com valor total de R$ 4.597.608.220,39.
Segundo o portal Bahia Notícias, a confirmação do financiamento ocorreu na última sexta-feira (20), em publicação no diário oficial da União. Nesta segunda-feira (23), o ministro Rui Costa, juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Filho e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se encontraram na capital baiana e confirmaram o investimento. A autorização foi realizada para a Bahia Mineração (Bamin).
O projeto do Porto Sul prevê, primeiro, a construção de um terminal para minério e, depois, outro destinado a grãos. As intervenções “onshore” [em terra] já foram iniciadas. A Bamin aponta que o cronograma segue em curso, com previsão de entrega para 2027. A mineradora também responde pela construção do Trecho 1 da Fiol, que ligará Caetité, onde fica a mina Pedra de Ferro, ao Porto Sul. Os investimentos totalizam cerca de R$ 20 bilhões, incluindo a finalização da operação da mina, com produção de 26 Mtpa de minério de ferro em 2026.