Maior usuário de caminhões extrapesados Mercedes-Benz off-road 8×4 no País, a Fagundes Construção e Mineração, acaba de receber em sua matriz, em Portão (RS), o Arocs 8×4. O primeiro de um total de 60 unidades adquiridas junto ao concessionário Savana de São José dos Pinhais (PR).
Este é o primeiro Arocs entregue pela Mercedes-Benz a clientes no Brasil. As demais unidades estão programadas para envio à Fagundes ao longo do primeiro trimestre deste ano.“O Arocs é um novo divisor de águas da Mercedes-Benz no mercado brasileiro”, diz Fernando Fagundes, diretor da empresa.
“Durante mais de 10 anos, o Actros 8×4 foi referência no setor. Agora, o Arocs assume essa posição, elevando o patamar de robustez, capacidade de carga e potência. Isso resulta em menor custo por tonelada transportada. Além disso, suas avançadas tecnologias trazem muito mais facilidades e mais conforto e segurança para os motoristas”.
Segundo ele, com a aquisição dos 60 novos Arocs, a marca Mercedes-Benz responde agora por cerca de 75% da frota de caminhões 8×4 de produção da Fagundes, chegando a 83% da frota total, incluindo-se aí também os caminhões rodoviários e os veículos de apoio.
“O Arocs foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Segundo ele, com muita força e muita robustez, o Arocs 8×4 foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. “Mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, mantém excelente padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas”.
O Arocs 8×4 tem capacidade técnica para até 58 toneladas de PBT – peso bruto total e 150 toneladas de CMT – capacidade máxima de tração, conforme as condições de operação. Esse basculante extrapesado off-road é um veículo preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.