Para conhecer os principais lançamentos desse setor, começa nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, a M&T Expo 2018 – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração. “Nesta décima edição, contamos com a presença dos mais importantes fabricantes de equipamentos, totalizando cerca de 800 marcas nacionais e internacionais”, explica Augusto Andrade, diretor de Feiras da Messe Muenchen do Brasil. A 10ª M&T Expo será o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção.
Tradicional fabricante de cilindros, kits hidráulicos, pisos móveis e guindastes articulados, a Hyva do Brasil irá destacar na M&T Expo’2018 o guindaste HBR 120 (12tm) com Fly JIB – Modelo HBR120 E3 J2+1. O HBR120 E3 J2+1 proporciona ao mercado brasileiro um equipamento de pequeno porte, com um ótimo alcance hidráulico, graças ao acoplamento do acessório FlyJib, que possibilita realizar serviços realmente diferenciados e alcances surpreendentes para o porte do equipamento. Também é possível o uso de acessórios opcionais como controle remoto e cesto NR12.
A Liebherr Brasil irá destacar os guindastes da categoria LTM possuem chassis all-terrain, que são ideais para o uso combinado on e off-road. O equipamento conta com evoluções tecnológicas como motorização única, VarioBallast (contrapeso variável), Variobase (base de apoio variável), Ecomode e é hoje o guindaste mais forte da classe de 5 eixos.
Na linha de gruas, os visitantes poderão conhecer o guindaste de torre 85 EC-B 5b (Standard e FR.tronic), com altura livre sem ancoragem de 46,2 m, alcance de 50 m, capacidade máxima de 5.000 kg e capacidade na ponta de até 1.300 kg. Diferenciais: inversores de frequência em todos os mecanismos, monitoramento eletrônico e display na cabine do operador, e sistema patenteado de troca automática de cabos, dentre outros. Outros equipamentos em destaque: Pá-carregadeira L 556, com carga de tombamento de 12.850 kg e caçamba padrão de 3,5 m³. Betoneira hidráulica Liebherr HTM 804 e Autobomba de concreto THP 70 D-C
A Tadano Brasil irá destacar o guindaste todo terreno, da linha ATF, com seus dispositivos em favor da segurança e da eficiência. Além disso, irá introduzir ao mercado brasileiro as novas tecnologias de ponta e os novos produtos que recentemente foram lançados pelo grupo Tadano. O guindaste ATF 100G-4, um dos carros chefe da marca em configurações todo terreno, tem como principais diferenciais tecnológicos a tecnologia exclusiva de Lift Adjuster que faz a compensação automática da flexão da lança ao elevar uma carga do solo. Da classe de 100 t, o modelo ATF 100G-4 caracteriza-se pela dimensão compacta, versatilidade e tecnologia embarcada. Com dois potentes motores MB de 6 e 4 cilindros, de, respectivamente, 435 HP e 173 HP, conta com transmissão ZF-AS-Tronic 12 AS 2531, retarder integrado e câmbio automático, com 12 marchas dianteiras e duas traseiras. Os estabilizadores hidráulicos de quatro pontos também podem ser acionados da cabine e nos dos dois lados do chassis. A lança telescópica de seis seções, com extensão de 11,1 a 51,2 m, possui circuito hidráulico que permite telescopagem com carga. Para maior segurança, os modelos ATF vem equipados com Limitador de Momento de Carga (LMD), com limitação da área de trabalho, válvulas de segurança e de sustentação hidráulicas, interruptor de final de curso do moitão, interruptor limitador do tambor do guincho, dispositivo corta chamas do escapamento e diversas luzes de sinalização em favor da segurança.
A Terex Corporation irá apresentar vários linhas de produto, incluindo plataformas aéreas de trabalho (PTA), guindastes, e manipuladores de materiais (linha Fuchs) O Guindaste Demag AC 250-5 é compacto (comprimento total de 14,49 m, e largura de 3 m), conta com direção de 5 eixos, direção independente do eixo traseiro e controle de lançamento dinâmico. O inovador sistema de controle IC-1 Plus calcula a capacidade de içamento do guindaste para todas as posições do braço sujeito ao ângulo de giro da superestrutura em tempo real. Com distribuição inteligente de carga por eixo permanece sob um limite de carga de eixo de 12 toneladas, mesmo com uma carga útil de até 550 kg.
Já a plataforma articulada Genie® Z®-60/37 FE (lançamento) é uma máquina “full eletric” (FE) que oferece operação mais limpa, silenciosa e eficiente, com a performance de uma máquina a diesel tradicional. /37FE Pode funcionar em aplicações ao ar livre, em terrenos acidentados e industrias, reduzindo o ruído e as emissões em aplicações internas. Com o motor elétrico da Genie® Z-60/37FE, operadores podem fazer uma carga de bateria em cerca de quatro horas para melhorar o desempenho e manter a produtividade elevada..
A Terex mostrará muitas novidades em serviços de suporte pós-vendas. Dentre os quais, o aplicativo Genie Tech Support. Na área de treinamento, destaca-se o simulift, simulador de guindastes que permite o treinamento em cenários de alto risco e situações incomuns e o EAD Mundo dos Guindastes: sistema de ensino a distância para treinar, atualizar e qualificar operadores de guindastes.
A XCMG Brasil, subsidiária da fabricante líder global de máquinas para construção da China, irá apresentar na M&T Expo”2018 seu carro-chefe , o modelo QY90BR, com capacidade para 90 t, a opção mais recente e bem sucedida da marca na América Latina. Seus quatro eixos direcionáveis e independentes tornam a direção simples e segura, proporcionando movimentação flexível e maior capacidade de elevação. Caracteriza-se pelo excelente desempenho de deslocamento e grande capacidade de subida quando conduzido em baixas velocidades. Há expectativa também que a XCMG Brasil leve para a feira o modelo para 220 t, o QAY 220, além de vários equipamentos da linha amarela para construção e mineração.
A Manitowoc mostra seus modelos de guindastes mais inovadores e as mais novas tecnologias para o mercado latino-americano. Entre os destaques estarão a última linha da Grove de guindastes todo terreno de quatro e cinco eixos, além dos novos guindastes Grove para terreno acidentado. Os modelos todo terreno são ideais para uma ampla variedade de trabalhos, especialmente em aplicações em que a resistência em altura é primordial
No segmento de linha amarela (movimentação de terra), a Komatsu apresenta seis máquinas que atendem às diversas necessidades do setor, com destaque para a motoniveladora GD535-5, o trator de esteiras D61EX-23M0 (preparado para aterro sanitário), a carregadeira de rodas WA320-6 (preparada para aplicação em fertilizante), as escavadeiras hidráulica sPC200-8M0 e PC350LC-8 e a carregadeira de rodas WA430-6.
Já a Kobelco mostra seu portfólio de escavadeiras, com destaque para a SK210LC-10, que pertence a Geração 10, que promete uma redução de até 19% no consumo de combustível em relação à série anterior, mantendo a mesma produtividade. A linha se caracteriza pela facilidade de manutenção e durabilidade e traz recursos de fábrica como o Komexs que emprega comunicação por satélite para a retransmissão de dados de operação, horas trabalhadas, localização, consumo de combustível e estado de manutenção.
E a Link-Belt expõe a nova série de escavadeiras X3E. A letra “E” faz referência à palavra Evolução, já que os novos equipamentos trazem diferenciais específicos para o mercado latino-americano. Todos os modelos vêm com cabine ROPS/FOPS, câmera de ré, cinco pontos de iluminação (dois na cabine, dois na lança e um na dianteira, que proporcionam visibilidade a qualquer hora do dia/noite), sistema centralizado de lubrificação e o sistema de rastreamento e telemetria RemoteCARE™.
Na área de agregados e de mineração, a Astec do Brasil leva o britador Cônico SBS/SBX e as peneiras de Alta Frequência Vari Vibe para classificação de materiais finos a seco. As peneiras possuem como característica principal os vibradores hidráulicos com ajuste individual de frequência até 4.200 rpm, simplicidade na troca de telas e ajuste na inclinação da peneira, proporcionando alta eficiência de peneiramento.
A CDE do Brasil lança sua planta modular e integrada de lavagem, classificação para areia natural e artificial, que conta com a reciclagem de água no mesmo chassi. Ideal para areeiros, o Combo X70 é capaz de processar até 100 toneladas por hora e recuperar até 90% da água utilizada no processo de lavagem, um sistema de alta eficiência e rendimento que acaba com a perda de finos dos processos tradicionais, sendo totalmente automatizado.
Outra área em destaque na M&T Expo é a de concreto e asfalto. A AGF Equipamentos apresenta a fresadora de asfalto FA20H, projetada e produzida com alto padrão de confiabilidade e qualidade. O equipamento possui deslocamento lateral hidráulico de 650 mm, largura de trabalho de 400 mm e peso total de 750 km, podendo ser utilizado em locais com espaço restrito.
A Margui Engenharia expõe a usina de asfalto 10-20 ton/h, com capacidade de produção contínua de até 20 ton/h. A máquina conta com silos de agregados com pesagem individual e dinâmica, secador de agregados rotativo com sistema de contra fluxo e o misturador pug-mill externo. O principal atrativo é que ela foi totalmente projetada para ser transportada em contêiner de 40 pés, possibilitando uma logística de transporte ágil e de baixo custo.
O Wirtgen Group apresenta quinze equipamentos, sendo sete novidades em diversos segmentos: fresagem, reciclagem, pavimentação, compactação e britagem de agregados. Um dos destaques é a nova linha de usinas de asfalto iNOVA. Já a fresadora de pequeno porte W 100 é especialmente adaptada ao mercado da América Latina e é produzida pela Ciber em Porto Alegre. O carregador traseiro manobrável oferece uma variedade de aplicações que abrangem desde trabalhos de fresagem de superfície de revestimento até a remoção total do pavimento.