IÇAMENTO DE NACELLE EM PARQUE COM VIAS ESTREITAS

Os principais desafios para a operação de içamento em parque eólico no Nordeste foram as vias estreitas, a altura de içamento, a velocidade do vento e o cronograma. Atualmente existe uma realidade em parques eólicos, onde as vias são estreitas, impossibilitando o deslocamento de guindastes convencionas (treliçados sobre esteiras).

A solução para este complexo eólico pela Santin Guindastes foi a utilização de um guindaste específico, treliçado sobre esteiras Narrow-Track com capacidade de carga para 600 t, ou seja, guindaste de vias estreitas. Com este equipamento específico foi possível o deslocamento entre plataformas sem que fosse necessário a desmontagem do guindaste, o que agiliza o processo de montagem dos aerogeradores.

Todos os Planos de Rigging foram elaborados pelo Departamento de Engenharia da Santin. A equipe técnica na operação envolveu: 1 operador de guindaste; 1 sinaleiro rigger; 1 ajudante / auxiliar; 1 técnico em segurança do trabalho; 1 encarregado operacional; e 1 projetista (técnico em Rigger).

A SANTIN possui uma base de apoio no local onde a operação foi realizada. Além da
mão de obra listada acima, as instalações contam com garagem com espaço, recursos e mão de obra especializada (mecânicos, eletricistas e ajudantes). Além de 1 coordenador de obras e 2 auxiliares administrativo.

Configuração de equipamentos utilizados:

Guindaste TEREX CC 2800-1 NT
Configuração: SSL/LSL+LF2+SGL_S7
Comprimento da lança principal: 96 m
Comprimento do Jib (LF2): 12 m
Comprimento do mastro: 30 m
Contrapeso traseiro: 180 t
Raio de operação: 20 m
Raio do flutuante: 15 m

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×