O estaleiro da Hyundai Heavy Industries (HHI) localizado em Ulsan, na Coreia do Sul, está prestes a colocar em operação o maior transportador autopropelido do mundo aplicado em construção naval. Trata-se do modelo SHT 1300, desenvolvido pela alemã Scheuerle, que tem uma plataforma com área de 30 x 10 m e atinge 1.300 t de capacidade de carga.
Segundo a HHI, a busca de maior produtividade e redução de custos nesse tipo de atividade tem levado à montagem de módulos cada vez maiores nas embarcações e plataformas offshore, o que aumenta continuamente o porte e peso das cargas movimentadas nos estaleiros. Para atender a essa necessidade, o transportador naval conta com acionamento hidrostático em 12 de suas 40 linhas de eixo. Dotado de sistema multidirecional, que permite movimentar o equipamento em áreas com pouco espaço, ele realiza manobras em ângulos de até 165º.
Para Bernd Schwengsbier, presidente da divisão de vendas do grupo TII, que controla a Scheuerle, tais características fazem com que o equipamento alie alta capacidade de transporte com elevada facilidade na operação. “Isto resulta em custos operacionais relativamente baixos.” Ele ressalta que o SHT 1300 representa um novo patamar no uso de transportadores navais autopropelidos, um conceito lançado pela empresa na década de 1960.
Entre outras características, o equipamento conta com câmeras para que o operador tenha total visibilidade da área em seu entorno, proporcionando maior segurança à condução. O conforto na operação, aliás, é outra característica do transportador, cuja cabine garante a proteção de seu condutor contra o calor, poeira e ruídos.