Os membros do conselho da ESTA (associação europeia de transportes especiais e guindastes móveis) deram o seu apoio ao desenvolvimento de uma nova organização Europeia de Licença Europeia de Operadores de Guindastes e Transportes (ECTOL).
A ECTOL será um órgão guarda-chuva que supervisionará tanto a Licença Europeia de Operador de Guindastes (ECOL) existente como a nova Licença Europeia de Operador de Transporte (ETOL), que se concentrará inicialmente na formação de operadores de SPMT (Transportadores Modulares Autopropelidos).
O desenvolvimento do ECTOL e da licença ETOL começou para valer no ano passado e resultou do trabalho do grupo de trabalho especializado SPMT da ESTA.
O grupo foi criado para estudar como melhorar a segurança das operações de SPMT e para atualizar o guia de melhores práticas de SPMT existente da ESTA.
Tem crescido a preocupação na indústria com a falta de qualificações de formação reconhecidas e com a necessidade de melhorar os padrões de segurança à medida que o mercado de SPMT cresce.
A ESTA decidiu desenvolver o esquema de licença ETOL utilizando a estrutura operacional e de gestão da Licença Europeia de Operador de Guindastes (ECOL) existente – um movimento que será mais simples e eficiente do que criar uma organização completamente nova a partir do zero.
Os membros do grupo de trabalho SPMT da ESTA compreendem onze das maiores e mais influentes empresas do sector.
“Não há dúvida da enorme demanda por uma licença do tipo ETOL e do treinamento que será necessário para obtê-la. Recebemos forte apoio de empresas e indivíduos ao longo de toda a cadeia de fornecimento – de clientes, membros de nossas empresas de transporte e dos próprios operadores”, diz Ton Klijn, diretor da ESTA.
As onze empresas membros do grupo de trabalho vêm de oito países diferentes, refletindo a preocupação generalizada com os padrões SPMT em toda a Europa. São elas Collett, Cometto, DNV, Fagioli, Goldhofer, Mammoet, Sarens, Siemens Gamesa, Terra Navtica, Tii Group e Wagenborg.
A criação da ECTOL exigirá algumas mudanças organizacionais. Os estatutos existentes da ECOL terão de ser alterados e o conselho e o Comité de Peritos ampliados para incluir representantes de transportes e reboques de um sindicato, um fabricante de reboques e um especialista da indústria de reboques para se sentarem ao lado dos seus homólogos do sector das gruas.
A primeira edição do guia de boas práticas SPMT da ESTA, publicado em 2016, foi originalmente concebido para ajudar a resolver o problema dos reboques que tombam ocasionalmente, apesar de as regras de funcionamento e cálculos de estabilidade existentes terem sido seguidos
Ainda está disponível para download gratuito no site da Biblioteca do ESTA em inglês, francês, alemão, italiano, polaco e espanhol.
https://estaeurope.eu/best-practice-guide-for-self-propelled-modular-transporters-spmt/