Um novo sistema desenvolvido na Holanda promete revolucionar o transporte de torres eólicas, eliminando o uso de carretas de grande porte e a mobilização de guindastes para a movimentação das cargas. Trata-se de um semirreboque extensível convencional que, em vez de levar as seções da torre sobre a plataforma, passa pelo seu interior guiado por um robô, concluindo a operação de carregamento em cerca de cinco minutos.
“A ideia surgiu a partir de conversas com um transportador, que estava farto de mobilizar combinações com 14 linhas de eixo, para a entrega de seções de torres eólicas com até 80 t de peso”, diz o empresário Norbert Schuurmans, da empresa Tower-Bridge, que desenvolveu o sistema. Ele ressalta que, devido às características dimensionais da carga, a operação geralmente envolve carretas superdimensionadas, elevando o custo da operação.
No sistema desenvolvido por Schuurmans, um robô comandado por controle remoto puxa a plataforma extensível por dentro da carga, que depois é fixada a quadros hidráulicos em cada uma das suas extremidades. Além de movimentar a seção de torre, eliminando o uso de guindastes, o sistema conclui seu posicionamento para transporte e também é utilizado na descarga. O empresário destaca que o sistema proporciona boa distribuição da carga por eixo, permitindo o transporte de 59,9 ton em plataforma de quatro eixos ou de 42,9 ton em três eixos, desde que haja autorização para isto.
Como o sistema utiliza plataforma extensível, após a descarga ela pode ser convertida em semirreboque padrão, o que reduz burocracia e custos com a obtenção de autorizações especiais. Segundo Schuurmans, a tecnologia já foi aprovada pela fabricante de implementos Broshuis, da Holanda, para aplicação em suas plataformas extensíveis.
Veja abaixo as animações sobre o sistema: