ENGENHARIA VIABILIZA TRANSPORTE DE ROTOR DE 376 T

A Transdata Movimentação de Cargas, empresa sediada em São Paulo e certificada com a ISO 9001/2008, recebeu o Prêmio Heavy Duty’2016 –Categoria Carga Excedente, pela operação de transporte de um dos maiores rotores fabricados no mundo com 316 t e dimensões de 08,83 x 08,83 x 05,05 m, por uma distância de cerca de 600 quilômetros, em um prazo otimizado de 31 dias entre Araraquara e o Porto de Santos, em São Paulo, onde foi embarcado para a Bacia do Rio Xingu, para a usina de Belo Monte.

O conjunto transportador, com o comprimento de 108 m e peso de 675 t, foi composto por três cavalos mecânicos Volvo FH750 8×4 (250 CV) e outros dois de reserva tracionando dois conjuntos de 18 linhas de eixo MS Cometto. A mobilização incluiu também uma viga transportadora Randon para 320 t e um guindauto Palfinger Madal MD300, de 30 t.

O principal desafio da operação foram os obstáculos de altura – em função das medidas e peso do rotor – que exigiam a remoção de pontes e viadutos, e de peso, em razão da capacidade portante da Ponte da Represa Billings – o que, a princípio, inviabilizavam financeiramente o transporte.

Solução proposta para a operação

A solução proposta pela Transdata envolveu adaptação de equipamento, estudos de engenharia civil, reforços estruturais no trajeto e utilização de uma rota alternativa. No primeiro caso, a viga teve que ser adaptada para transpor gabaritos de 5,72 e 5,82 m (já que somente o rotor mede 5,05 m). Ela também recebeu dispositivos mecânicos especiais para minimização de possíveis impactos nas estruturas (com base em estudos estruturais prévios em pontes, viadutos e no pavimento, que também chegaram a receber reforços em alguns casos). As obras civis incluíram sete pedágios, mas não houve necessidade de obras adicionais na Ponte da Represa Billings – como comprovado em estudo de engenharia específico.

A rota alternativa, de 600 quilômetros, praticamente duplicou a distância convencional entre as cidades de Araraquara e Santos (373 quilômetros) e também exigiu o trânsito de alguns trechos na contramão e que 90% do trajeto fosse percorrido no período noturno. Foi o que ocorreu na descida da Serra do Mar, de 760º a 0º, feito na contramão, em uma noite para conclusão – e sem paradas. O desafio final foi a travessia urbana da cidade de Santos – também percorrido em uma noite.

A Transdata aponta como maiores benefícios para o cliente, a otimização do prazo de entrega, de 75 dias para 31 dias – creditando isso à dedicação de sua equipe e à interação com os órgãos públicos e concessionárias.

A solução proposta, principalmente em função da economia na remoção de passarelas e viadutos (obstáculos altura) e obras na Ponte Represa Billings, segundo a transportadora, levaram a uma redução de 40% nos custos inicialmente previstos.

 

 

 

 

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