Quatro funcionários da área de Rigging, com experiência profissional variando entre 10 e 20 anos, foram responsáveis pela elaboração do Plano de Rigging que deu ao Grupo Cordeiro, do Ceará, o prêmio Top Crane 2018 nessa categoria. Claro que a equipe da empresa mobilizada para a operação merece igual mérito. Afinal não é todo dia que se desmonta a fuselagem de um Boeing 737-200, com peso de 20 t, 29 m de comprimento, 3,80 m de largura e 4,35 m de largura. Contratado pela Salco Logística, o Grupo Cordeiro tinha a missão de desmontar a aeronave e fazer a remoção técnica dos componentes até dois cargueiros – o Antonov AH 124-100 e o ILY US HIN -, onde seriam embarcados. No caso do Antonov, que levou o corpo principal – chamado charuto -, além das asas e leme do Boeing, o tempo era escasso: o cargueiro ucraniano tinha hora marcada para aterrissar e para decolar, sob pena de custosos prejuízos no caso de seu descumprimento.
Faça aqui o download da reportagem publicada na edição 61 da Crane Brasil