ENGAJAMENTO E PRODUTIVIDADE (*)

ENGAJAMENTO E PRODUTIVIDADE (*)

Seis etapas que as empresas podem seguir para criar – e manter – locais de trabalho mais seguros e produtivos

Passo 1:

Situação atual e métricas de segurança

O primeiro passo é avaliar a situação atual, quais sistemas e processos já estão em vigor, e as métricas de segurança que estão em uso. Por exemplo, se as taxas de incidentes são a única medida de segurança, então as únicas ações que sendo medidas são aquelas que acontecem depois que um acidente já ocorreu. Uma métrica mais eficaz mede as atividades preventivas. Então, quando uma medição relacionada à segurança mostra sinais de um problema, pode-se tomar uma atitude antes que um incidente ocorra e a produtividade seja afetada.

As principais ações a serem realizadas incluem:

  1. Estabelecer planos de comunicação e resposta a emergências em toda a empresa; 2. Identificar uma equipe multifuncional para acionar em caso de emergência;

3.Redefinir métricas de segurança e incorporá-las nos relatórios regulares;

  1. Atualizar os protocolos e requisitos de treinamento, incluindo o uso adequado de equipamentos, como as plataformas aéreas de trabalho e os manipuladores telescópicos.

plataformas-seguranca3

Passo 2: Estratégias de treinamento

Os funcionários precisam saber mais Maid do que simplesmente saber como usar as ferramentas de trabalho, os operadores precisam saber quais ações e atividades podem levar a práticas inseguras. Com isso, estarão mais capacitados a identificar violações de protocolo por conta própria e os efeitos que essas ações podem ter sobre sua segurança ou a de seus colegas de trabalho.

Para promover um melhor aprendizado e retenção durante as sessões de treinamento, as empresas devem experimentar as seguintes estratégias:

  1. Incluir aprendizado baseado em atividades;
  2. Estabelecer objetivos claros;

3.Oferecer treinamento prático, como o treinamento baseado em simuladores para plataformas aéreas de trabalho;

4.Manter o foco nos materiais relevantes;

5.Incentivar a colaboração

Passo 3: Transferências bem-sucedidas entre turnos

Mudanças bem-sucedidas de um turno de trabalho para outro são uma das ferramentas mais essenciais que as empresas podem usar para garantir que equipes e liderança se comuniquem efetivamente sobre questões e oportunidades. Isso inclui uma comunicação adequada sobre o status e a condição dos equipamentos.

Passo 4: Planejamento para enfrentar emergências

Por definição, emergências ocorrem sem aviso, o que significa que as pessoas afetadas por elas não têm tempo para pensar ou reunir suprimentos básicos antes de reagir. Criar um Plano de ação de emergência e estabelecer procedimentos claros de evacuação e abrigo no local são etapas cruciais na preparação para emergências. Esses planos devem incluir protocolos para parar o equipamento e sair dele com segurança em caso de emergência.

Passo 5: Sinalização para manter todos informados

Cada funcionário é um investimento potencial no sucesso ou fracasso das iniciativas de segurança de uma empresa. A comunicação é o cerne deste engajamento. Existem muitas maneiras de comunicar políticas e metas de segurança a uma equipe, desde conversas informais até treinamentos de segurança aprofundados. No entanto, uma maneira de garantir que as equipes de toda a organização recebam um lembrete diário consistente é criar uma sinalização informativa de segurança. Isso inclui sinalização clara e visível em e ao redor dos equipamentos. Ao criar a sinalização de segurança, as empresas devem lembrar destes princípios-chave:

  • Manter o texto simples;
  • Incluir imagens e ilustrações;
  • Aplicar cores reconhecíveis;
  • Usar o conteúdo com sabedoria

plataformas-seguranca

Passo 6: Reuniões frequentes para evitar a repetição de erros

As organizações devem reavaliar suas falhas de segurança dos últimos cinco anos e agendar os treinamentos e cursos de reciclagem apropriados. Isto pode incluir a revisão de incidentes relacionados ao uso de equipamentos e o agendamento de cursos de atualização sobre a operação das máquinas.

Embora a questão provavelmente tenha sido abordada logo após o incidente, a equipe pode agora ter novos membros ou ter esquecido a importância de uma determinada medida de segurança. Antecipar uma possível recorrência é crucial ao revisar quaisquer problemas com a equipe hoje. Uma cultura de segurança positiva deve ser encarada como uma jornada de melhoria contínua.

(*) Resumo e adaptação do artigo “Fostering a culture of safety In the workplace”, da área de treinamento da JLG Industries

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×