Água salgada, ambiente explosivo e teto rebaixado foram apenas alguns dos desafios que a Enaval , empresa de consultoria ambiental e energética, enfrentou ao se preparar para a manutenção de uma plataforma de gás natural na costa do Brasil.
No contrato com a Petrobras, uma de suas atribuições era substituir as válvulas de processo da plataforma. O problema é que a altura do teto a bordo da plataforma era tão baixa que um guindaste móvel ou sistema de içamento semelhante não teria espaço suficiente no teto para operar.
Sistema hidráulico autônomo
A liberação foi um fator chave na definição do equipamento necessário para remover e substituir as válvulas de processo. A Enaval então optou pelo uso de pórticos hidráulicos Super Lift sugeridos pelo seu fornecedor, a Enerpac. Além de ser compacto, o equipamento conta com sistema hidráulico autônomo, o que também foi decisivo. Já que uma fonte de alimentação externa, com mangueiras e cabos, apresentaria vários problemas de segurança.
Em primeiro lugar, porque sempre há o perigo dos envolvidos na operação tropeçarem. E depois porque outras máquinas operando nas proximidades poderiam cortar acidentalmente as mangueiras e cabos, o que atrasaria o cronograma de trabalho.
Outra vantagem do pórtico hidráulico Super Lift da Enerpac, principalmente nessas condições operacionais, são os controles sem fio. Ele permitem que o operador se mova livremente ao redor do pórtico enquanto controla a carga e a posição sem esforço com a ponta dos dedos.
Condições ambientais severas
A realização de manutenção em uma plataforma offshore sempre demanda requisitos e considerações ambientais devido à natureza severa da operação. A Enaval precisava nesse caso de um equipamento que pudesse suportar a água salgada circundante. E como resposta, Enerpac deu ao pórtico hidráulico um trabalho de pintura personalizado e gabinete de aço inoxidável para as pernas para evitar corrosão. Também a pedido da Petrobras e da Enaval, foi adicionado um motor à prova de explosão com certificação ATEX, visto que o equipamento estava sendo utilizado em ambiente explosivo.
“Depois de levar esses obstáculos em consideração, ficou claro que o Pórtico Hidráulico Super Lift Enerpac era o melhor equipamento para o trabalho”, disse Marcelo Abreu, especialista em Tecnologia de Elevação Pesada da Enerpac. “Segurança, facilidade de operação e dimensões foram fatores importantes para a Enaval na escolha do equipamento para remover e substituir as válvulas de processo. A Enaval foi atraída pelo pórtico Enerpac por seu tamanho compacto, controles sem fio, sistema hidráulico independente e levantamento e deslocamento sincronizados. Mas o que levou a Enaval a nos escolher foi que esses recursos eram padrão no equipamento, sem custo adicional. ”
Os pórticos hidráulicos Enerpac estão disponíveis em vários modelos. A série SL “Super Lift” pode levantar até 450 toneladas, assim como o modelo SLN “Super Lift Narrow”, que apresenta um trilho estreito de 2 pés. A série SBL “Super Boom Lift” é o pórtico mais alto oferecido pela Enerpac e pode levantar até 1.178 toneladas. Uma ampla variedade de acessórios também está disponível para aumentar ainda mais a segurança, a experiência do usuário e as capacidades do pórtico. Pistas de derrapagem, paradas finais, guias de estilingue e vigas principais são apenas alguns exemplos.