A concessionária de energia Elektro adquiriu 21 caminhões leves, equipados com cesto aéreo, para suporte aos serviços em sua rede elétrica. Os veículos, modelo F-4000 4×4, fornecidos pela Ford Caminhões, contam com motor Cummins de 150 cv. de potência, preparado para trabalhar com biodiesel B20, e com cesto aéreo da Axion. Entre outros itens que atestam sua robustez, eles contam com transmissão Eaton de cinco velocidades, eixo e suspensão reforçados e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Único caminhão leve com tração 4×4, o F-4000 é indicado para serviços de construção e manutenção de redes elétricas em vias de difícil acesso. A característica vem a calhar com a necessidade da Elektro, cuja rede se estende por 223 municípios do litoral e interior paulista, além de cinco cidades do Mato Grosso do Sul. “A combinação de tração 4×4, robustez, torque, potência e peso permite que nossas equipes estejam presentes em toda a área de concessão, inclusive nos terrenos mais desafiadores”, diz Ricardo Leite, gerente de infraestrutura e frota da Elektro.
Como exemplo, ele cita as cidades do litoral paulista, onde o clima chuvoso e a presença de serra criam um ambiente de difícil acesso para reparos em rede. A Elektro opera com uma frota de cerca de 1.350 veículos para apoio aos serviços em rede elétrica, equipados com cestos aéreos, com guincho-broca para instalação de postes e outros implementos. Segundo Leite, eles operam com uma idade média de seis anos e cerca de 30% dessa frota é composta por modelos Ford, como o F-350, os caminhões Cargo 712, 815, 1317, 1517, 1717, 1722, 2628 e 2629 e as picapes Ranger e F-250.