ECONOMIA NA OPERAÇÃO COM GUINDASTES

A sueca Hiab, empresa do grupo Cargotec que produz guindastes articulados, empilhadeiras, elevadores automotivos e outros sistemas de elevação, promete revolucionar o içamento de cargas com uma tecnologia que reduz em até 70% o consumo de diesel nas operações com caminhões guindauto. Trata-se de um sistema de acionamento eletro-hidráulico que substitui o uso da tradicional tomada de força do motor do caminhão (PTO) por um dispositivo alimentado por baterias de íon lítio.

Batizado de ePTO (Electric Power Take-off), o sistema foi desenvolvido em parceria com a Volvo Caminhões e apresentado no Salão de Veículos Comerciais de Hanover (IAA 2014), adotando como chassi um modelo FM 6×2 (Euro 6). Ele opera em combinação com o dispositivo Hiab 192 HiPro, que permite movimentar o guindaste mesmo com o motor desligado, a partir de uma bateria com capacidade para 40 kW por hora.

Quando o guindaste não está em operação, a bomba elétrica é desligada automaticamente para economizar energia. O guindaste utiliza um dispositivo de estabilização de carga, para permitir sua operação de forma rápida e fácil, assim como um sistema hidráulico que reduz as perdas de energia. Segundo o fabricante, o sistema tem autonomia para um dia de operação, mas a bateria também pode ser recarregada no local de trabalho, em até 80% de sua capacidade, no prazo de no máximo 50 minutos.

Com isso, a tecnologia reduz em 70% o consumo de diesel (100% nas operações de movimentação) e os custos operacionais, além de diminuir o nível de ruído em 30% e de eliminar a emissão de gases poluentes. Por esse motivo, o dispositivo é especialmente indicado para içamento e movimentação de cargas em ambientes confinados. O sistema foi apresentado com a utilização de um guindaste articulado modelo Multilift XR18SL, de 18 tm (toneladas metro) de capacidade. De acordo com o fabricante, testes de campo comprovaram que sua adoção não interfere no desempenho do guindaste articulado, como a rapidez dos movimentos e das respostas aos comandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×