DÚVIDAS EM RELAÇÃO À INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS?

DÚVIDAS EM RELAÇÃO À INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS?

Por: Camilo Filho (*)

Frequentemente, sou perguntado sobre inspeção de equipamentos e as dúvidas principais são: é obrigatório ter a máquina inspecionada/certificada? De quanto em quanto tempo deve ser realizada a inspeção? Essa inspeção tem que ser realizada por uma empresa contratada (um terceiro) ou eu internamente posso fazê-la com meu pessoal?

Bem, participei de treinamentos fora do Brasil na área de movimentação de cargas, (Alemanha, Itália e EUA). Vou aqui me basear principalmente nos treinamentos feitos nos Estados Unidos, e no que diz a OSHA.  “A OSHA é muito clara no que se refere ao equipamento guindaste, este equipamento deve receber inspeções regularmente e em várias circunstâncias, e essas inspeções devem ser realizadas por pessoas COMPETENTES ou QUALIFICADAS.

No entanto, não há menção na OSHA para que guindastes operando em um ambiente de construção ou ambiente industrial, que exija que essa pessoa seja um inspetor terceirizado”. Embora esta seja uma resposta direta para a pergunta, notamos que, de forma muito simples, há várias áreas que precisam ser ressaltadas e esclarecidas. Por esta razão, seguem quatro itens para serem verificados em relação às inspeções e as qualificações do pessoal que as realiza.

  1. Saiba quais são as inspeções necessárias

 

Tipos de inspeções exigidas pela OSHA Quem pode fazer a inspeção
Equipamento Modificado  

Pessoa qualificada

 

Equipamentos reparados/ajustados
Pós-montagem
Mensal Pessoa competente
Anual  

Pessoa qualificada

 

serviço severo
Equipamentos que não estão em uso regular (ociosos por 3 meses ou mais)
 
Três tipos diferentes de inspeções em cabos de aço
Inspeção de turno Pessoa competente
Inspeção Mensal
Inspeção Anual Pessoa qualificada

 

  1. Qual a diferença entre inspetor competente e qualificado?

Existem dois tipos diferentes de pessoas que podem executar as inspeções: Competente e Qualificado. De acordo com a OSHA, “pessoa competente” é definida como “aquela que é capaz de identificar perigos existentes e previsíveis no ambiente ou nas condições de trabalho que são insalubres, perigosos ou perigosos para os funcionários, e que tem autorização para tomar medidas corretivas imediatas para eliminá-los”. Uma “pessoa qualificada” significa “uma pessoa que, por possuir um diploma, certificado ou posição profissional reconhecida, ou que, por amplo conhecimento, treinamento e experiência, demonstrou com sucesso a capacidade de solucionar/resolver problemas relacionados ao assunto, ao trabalho ou ao projeto”.

  1. Entenda o processo

Em primeiro lugar, apenas os empregadores podem considerar os funcionários competentes ou qualificados. Não é uma empresa de treinamento, não é um indivíduo, não é o próprio funcionário. A empresa é responsável pela atribuição deste título. Na maioria dos casos, as empresas podem nomear uma pessoa competente. Essa pessoa precisa ter um conhecimento profundo do assunto (ou seja, ser capaz de identificar áreas ou detalhes preocupantes ou identificar problemas) e a autorização para agir em cima do que foi verificado. Nos EUA, é muito comum que o operador seja a pessoa competente para realizar a inspeção pré-turno, mas não necessariamente precisa ser ele, outro colaborador pode exercer esta função.

Uma pessoa qualificada será alguém com um nível mais alto de conhecimento e experiência no assunto. Para que um empregador qualifique justificadamente um funcionário como inspetor qualificado, ele deve ter DOCUMENTADO o seguinte: 1 – Treinamento em Inspeção; 2 – Testes; e 3 – Experiência em Inspeções

 

  1. Escolha a opção certa

Somente você pode escolher o que é melhor para sua empresa em relação a quem realiza suas inspeções, um funcionário qualificado ou um terceiro; no entanto, empresas de treinamento podem ajudar. Não importa o que você decida, o empregador é, em última análise, quem assume o risco de que o funcionário realize a inspeção no nível de detalhe exigido. É por esse motivo que algumas empresas preferem contratar um inspetor terceirizado. Independentemente da opção escolhida, o ponto-chave a ser lembrado sobre as inspeções é que elas são para ajudar a garantir que o guindaste seja seguro para operar. Corrija quaisquer deficiências encontradas imediatamente para manter seu equipamento operando com segurança e da melhor maneira possível, sua equipe segura e os resultados financeiros seguros, mitigando também o risco financeiro.

Foto: Crédito autor
(*) camilofilhoCamilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com 40 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é autônomo e consultor da IPS Engenharia de Rigging. Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×