DETALHAMENTO E PRECISÃO EM OBRA RODOVIÁRIA

DETALHAMENTO E PRECISÃO EM OBRA RODOVIÁRIA

A IPS Engenharia, sediada em Guarulhos (SP) e atuação nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-oeste do país, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Plano de Rigging, pelos estudos que vem realizando, desde 01/11/2023, junto à Tranenge Construções, nos projetos de desmontagem e montagem de 27 passarelas e quatro viadutos de grande extensão, na Rodovia Hélio Smidt (SP-19) e Rodovia Presidente Dutra, nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Arujá.

O escopo inclui, para as passarelas: desmontagem e montagem de vigas de travessia (40 no total), desmontagem e montagem de vigas de rampas de acesso (total de 319), montagem de pilares (total de 200), envolvendo no total um volume de 8000 m³ de concreto. Em relação aos viadutos, são quatro obras de arte.  Na Rodovia Hélio Smidt, 48 vigas longarinas, sendo 03 por vão e 2 vigas travessas. As outras três obras de arte são na Via Dutra: FD 1000, 15 vigas longarinas, sendo 03 vigas por vão; FD 2000, 42 vigas longarinas, sendo 03 vigas por vão; e FD 100, 19 treliças de sustentação. Em um total de 3606 pré-lajes e 14000m³.

Os pré-moldados estão sendo elevados, a uma altura de 15 metros, com a mobilização de 13 guindastes, com capacidades de 500, 400, 350. 220, 100, 90, 70 e 25 t, modelos Liebherr (LTM1500 8.1, LTM1350 6.1, LTM 1220 5.1, LTM1100 e LTM1090), Tadano (ATF220G5, ATF90G4 e ATF100G4), Grove (GMK6400 e GMKK6220L), XCMG (XCT100, QYK70K e QY25K) e Palfinger PK23500. Capacidade: 23MT O planejamento de rigging vem sendo feito com uso dos seguintes softwares:  AUTODESK AutoCAD, SOLIDWORKS, PROJECT; LICCON – Work Planner (LIEBHERR) – Compu Crane (Manitowoc). Em média. os içamentos ocorrem três vezes por semana, no período noturno.

Os desafios desse conjunto de obras, com frequência de três operações por semana, são previsíveis, e ainda na principal artéria de transportes do país, em plena operação, além do trecho de saída da Marginal Tietê, até Arujá, na Grande São Paulo – e tudo em um prazo bastante rigoroso, por conta das interferências na circulação de veículos. A solução proposta, portanto, envolve uma engenharia de rigging bastante detalhada e grande performance da equipe de sinalização. Principalmente nas operações com guindastes de grande porte, evitando, quando possível, a interdição da rodovia por completo. Outro aspecto crítico são as desmontagens das vigas de travessias, por questões estruturais e peso (de até 110 t) ou pontos de içamento. E mesmo das vigas novas, que chegam a 89 t.

Para as passarelas as desmontagens das vigas de travessias foram sempre críticas devido às condições de peso e estruturais, assim como os pontos de içamentos, vigas essas que chegaram a pesar 111 t, e mesmo nas vigas novas de travessia com peso de até 89 t. Em uma das operações mais complexas até o momento, um guindaste de 500 t teve que ser posicionado sobre um viaduto da Rodovia Fernão Dias. Em razão da falta de informações da obra de arte existente, muito antiga, houve necessidade de um trabalho combinado entre as equipes de engenharia da Tranenge Construçôes,  Enescil e IPS Engenharia para elaboração de um modelo da obra de arte existente para realizar a análise estrutural.

Para a IPS Engenharia, um projeto como esse representa um desafio diário, em conjunto com o cliente. As montagens dos pré-moldados dos viadutos ocorreram em aproximadamente 10 (dez) meses de montagem e ao longo do ano e ainda continuam no caso das passarelas.

 

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