A Servi-Sá Auto Guindaste Locação Ltda, com sede em Barra Mansa (RJ), e atuação na Região Sudeste do país, recebeu o Prêmio Top Crane 2024, na categoria Içamento de Cargas, pelo destombamento e carregamento de transformador acidentado na Via Dutra, Km 248, sentido Rio, em Piraí (RJ). A operação, realizada em 20/01/2024, teve como contratante a Wagner Reguladora de Sinistros.
Com peso de 160.000 Kg, a carga foi elevada a uma altura de 4 metros. Foram utilizados dois guindastes com capacidade para 250 t, modelos Liebherr LTM1250 – 6.1 e Sany SAC2500S. Também foi mobilizado como equipamento auxiliar um guindauto Palfinger. Para amarração, foram utilizados 4 Cabos de Aço AACI 2.1/2” e 4 manilhas ferradura 2.1/2”. A carreta de 16 eixos, da marca Cometto, foi disponibilizada pela Tomé Equipamentos e Transportes.
O principal desafio foi o acesso aos munhões de içamento do transformador tombado sobre o barranco. E também realizar o destombamento, reposicionamento e carregamento do transformador na linha de eixo sem a necessidade de interdição e utilização da pista sentido São Paulo, que estava servindo de mão dupla para fluidez do trânsito. Outra dificuldade foi o nivelamento dos guindastes, pois o terreno tinha um desnível grande.
A proposta da Sá Auto Guindaste Locação consistiu em cinco ações principais. Primeiro, abertura de janelas no barranco, que possibilitassem acesso aos munhões de içamento e para passagem dos cabos de aço, com um dia de antecedência da data do içamento, sem que comprometesse a segurança. Segundo: nivelar os guindastes utilizando fogueiras com mats, dormentes e chapas de aço. Terceiro: realizar o destombamento e reposicionamento do transformador.
Por fim, fazer o reposicionamento dos guindastes, com utilização de meia patola para possibilitar o carregamento do transformador na linha de eixo, sem que fosse necessário a interdição da pista sentido São Paulo. E executar toda a atividade, desde o primeiro posicionamento dos guindastes até o carregamento do transformador, em menos de 14h de serviço.
Toda a atividade foi executada com sucesso e segurança nesse prazo, possibilitando a liberação da rodovia por completo. Isso resolveu um problema que se arrastava desde o dia 15 de janeiro, quando ocorreu o acidente, depois de duas tentativas sem sucesso realizadas por outra empresa de içamento que acabou declinando do serviço.