A Nest Rental foi criada em 2018 para atender demandas por trabalho em altura entre 4 e 8 metros. Ou seja, para oferecer uma alternativa com maior produtividade e segurança. Em todos os serviços onde tradicionalmente são usadas escadas ou andaimes. O fundador e CEO da Nest Rental é Paulo Esteves. Um dos responsáveis, há mais de 20 anos, pela introdução e difusão do uso de plataformas aéreas no Brasil.
Foi em 1997, quando a Mills do Brasil e a JLG Industries formaram uma joint venture para introduzir esta nova tecnologia no país. Os primeiros equipamentos foram as tesouras elétricas e plataformas de lança articulada de 45’e 60’. “E o primeiro cliente”, lembra Esteves, “foi a Ceman (atual Braskem) que aceitou o desafio de substituir andaimes por máquinas”.
A descoberta de um grande nicho de mercado
Paulo Esteves atuou nesse mercado até 2016, na Mills Rental e na Solaris. O segmento de plataformas aéreas no Brasil atende alturas de trabalho a partir de 6 metros. O que representa cerca de 10% da demanda global por trabalhos em altura. Havia, portanto, um grande nicho de mercado a ser atendido. E Esteves entrou nele, dois anos depois, com a Nest Rental.
“Nossos equipamentos são compactos e podem ser transportados em elevadores normais de edifícios residenciais e comerciais. Além disso. podem ser totalmente desmontados”, explica ele. Outras particularidades importantes: são leves e livres de óleo e com acionamento manual. De modo que podem ser utilizados em locais que exijam silencio e limpeza.
Operação em áreas classificadas e de difícil acesso
O baixo peso (de 150 a 300 kg) também permite trabalho em lajes com pouca capacidade de carga. “Atendemos segmentos industriais onde nenhum outro equipamento de altura pode ser utilizado. Operamos em áreas classificadas e locais de difícil acesso”.
Com a Nest Rental, Esteves tem que quebrar um novo paradigma no mercado, ainda arraigado a métodos tradicionais. E a sua alternativa é a locação e venda de equipamentos inovadores, seguros e de baixo custo. “São equipamentos que chegam a ter uma produtividade quatro vezes maior. E contribuem para evitar acidentes, tanto no cotidiano das empresas, quanto no uso doméstico”.
Respaldo de estatísticas internacionais
Na argumentação junto aos clientes, a equipe da Nest Rental tem, a seu favor, estatísticas internacionais. As quais apontam as quedas de escadas como um dos principais fatores de acidentes na construção civil. “E a maior incidência é justamente em alturas abaixo de 5 metros. E a OSHA (órgão norte-americano de segurança e saúde no trabalho), aponta a queda de escadas como a principal causa de morte na indústria de construção dos EUA”, diz Esteves.
Ao atuar em um mercado tão amplo e diversificado, a Nest Rental montou um modelo de negócios estruturado em três pilares. Estrutura enxuta, proximidade dos clientes e oferta equipamentos compactos e seguros. Além disso, as locações podem ser feitas em curto prazo, com entrega e retirada. E ainda com opção de treinamento. Já que, por serem simples de operar, o próprio cliente ou funcionário pode utilizar o equipamento.
Segundo Paulo Esteves, um diferencial importante que a Nest Rental procura manter desde o início das atividades é a atualização tecnológica e a sustentabilidade. “Nossos equipamentos são elétricos, equipados com baterias de lítio e temos um modelo de acionamento manual, ou seja, somos uma empresa totalmente ecológica com todos os equipamentos livres de óleo e qualquer tipo de poluição”.
ONDE TEM REVENDEDORA AUTORIZADA AQUI NO BRASIL?
Olá Juarez, você pode entrar em contato diretamente com a Nest Rental. nestrental.com.br