Não se trata do gênio que, entre tantas criações, pintou a “Mona Lisa” e a “Última Ceia”. No entanto, não lhe falta a visão de longo alcance que seu homônimo de sobrenome sempre teve: no caso, uma visão 3D. Tampouco lhe faltam as habilidades manuais e a precisão técnica que consagraram o multi- inventor e artista italiano. Mas suas especialidades são de natureza médica. Mais precisamente, cirurgias gerais, urológicas e cardíacas. Trata-se do Robô Da Vinci, o primeiro sistema cirúrgico robótico a chegar à Região Nordeste do Brasil.
Seu içamento para o 4º pavimento do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza (CE), deu o prêmio Top Crane’2016 ao Grupo Cordeiro, na categoria Case – Serviços, do grupo Içamento. Para a operação, a empresa utilizou um guindaste XCMG, modelo QY25K, com capacidade para 25 t. A escolha do equipamento foi determinada por seu porte compacto (12 m de comprimento x 2,5 m de largura x 3,38 m de altura), dado o reduzido espaço local de movimentação.
Mas esse não era o único obstáculo à chegada do novo cirurgião. Seus componentes – o console, com peso de 687 kg, e o carro do paciente, onde são instalados os braços robóticos, com 856 kg, além de partes acessórias – foram embalados separadamente e transportados em um caminhão baú. Sua transferência para a carroceria de um guindauto da Cordeiro Guindastes foi realizada em plena rua, já que o caminhão não tinha acesso ao estacionamento do hospital, e durante a noite, período de menor afluência de tráfego. Antes do içamento das peças, a 9 m de altura, foi necessário executar uma abertura na fachada do edifício. O Plano de Rigging, ainda, foi elaborado considerando, a pedido do contratante, um raio operacional com taxa de utilização inferior a 75% da capacidade do equipamento.
A operação foi inédita para a Cordeiro Guindastes pelo tipo de carga movimentada. Mas não pela atuação em uma área de serviços, caso do segmento hospitalar. Em janeiro último, a empresa utilizou um guindaste Grove MTY 3038 para içar, a 53 metros de altura, os componentes de um chiller, com 1,75 t, do novo sistema de refrigeração do Hospital Instituto Dr.José Frota, também na capital cearense. Nesse caso, a locadora também realizou o transporte das peças empregando uma carreta Constelation VW 19320 com cavalo mecânico e uma carreta Randon Carga Seca sem reboque.
Criada em 1979 como uma loja de peças automotivas, a Cordeiro Guindastes, sediada em Passaré (CE), opera hoje como locadora de equipamentos de elevação de cargas, de construção e de contêineres, além de realizar transportes especiais e remoções técnicas e elaborar planos de Rigging. Na frota de elevação, a empresa possui guindastes na faixa de 22 a 300 t. Para transporte pesado conta com linhas de eixo, comboios e conjuntos transportadores de tração 4×2, 6×2 e 6×4. Atua nas regiões Norte e Nordeste e está certificada com a ISO 9001.