No dia 24 de janeiro chegou ao pátio da Cunzolo, em São José dos Campos (SP), um equipamento inédito no Brasil, confirmando mais uma vez a tradição de pioneirismo da locadora paulista na introdução de novas tecnologias. Trata-se do Tadano AC 45 City, um equipamento da linha Demag já amplamente testado e aprovado em diversas aplicações ao redor do mundo.
Compacto, garantindo acessibilidade a áreas restritas ou com pouco espaço de manobra, e capacidade para 45 t, o AC 45 City geralmente é utilizado em operações de remoção ou manutenção industrial, aliás uma das grandes especialidades da Cunzolo.
Seu grande diferencial, diz Anilton Leite, é a capacidade de telescopagem com carga. Ou seja, é uma máquina que pode movimentar uma carga de até 25 t. Essa é uma característica única do AC 45 City, a grande mobilidade e capacidade de manobra, dentro de um galpão ou fábrica. O equipamento também pode içar e deslocar cargas sobre pneus. “O AC 45 City é também uma máquina urbana e rodoviária, com para-choques, dianteiro e traseiros preparados, seta, e tudo o mais que é necessário para circulação em ruas e estradas. O que garante tanto facilidade de mobilização como aplicações gerais em áreas urbanas”, explica Leite.
O AC 45 City recebido pela Cunzolo é uma máquina nova, zerada. Fabricada na Alemanha. Estava disponível nos EUA, aguardando um pedido e por isso ainda mantém a sigla da linha Demag. Mas já está incorporado à linha Tadano como modelo AC 3.045-1 que, em termos de recursos embarcados, mantém os sistemas inovadores do AC 45 City.
O grande destaque é o IC-1 Plus com Flex Base. É um sistema inteligente de controle do guindaste para a operação da lança principal permitindo maiores capacidades de içamento especialmente sobre estabilizadores. Permite o emprego seguro da capacidade integral do guindaste mesmo em configurações assimétricas. Os estabilizadores podem ser posicionados de maneira independente e flexível. É possível fazer um pré-cálculo da capacidade para +/- 30° de ângulo de giro e área do raio. Além da simulação do içamento na cabine.
A seguir, entrevista com o primeiro usuário brasileiro e diretor da locadora: Marcos Cunzolo:
Crane Brasil: Quais os principais recursos que diferenciam o equipamento no mercado?
Marcos Cunzolo: As dimensões (guindaste compacto com apenas 7 m de comprimento e altura de 3,20 m), e a grande capacidade de manobra com todos os eixos esterçantes.
Crane Brasil: Quais as principais aplicações previstas?
Marcos Cunzolo: Dentro de indústrias, refinarias e centros urbanos, quando o local tem restrições de acesso e existe a necessidade de um equipamento de maior capacidade. Este equipamento tem mais capacidade de içamento e inclusive de deslocamento com a carga içada, com dimensões reduzidas, do que a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado. Tem capacidade de telescopar com 25 t de carga, e utilizar diferentes tipos de moitão e gancho, para locais com restrição de altura.
Crane Brasil: Quais as principais vantagens operacionais, comparando-se com recursos de frota da Cunzolo até então?
Marcos Cunzolo: A evolução tecnológica do equipamento resulta em menores custos operacionais e maior utilização devido à grande versatilidade.
Crane Brasil: A Cunzolo ganha maior competitividade em determinado tipo de operação? Ou ganha novos nichos de mercado?
Marcos Cunzolo: Ganhamos maior competitividade nas operações indoor, dentro de áreas fechadas como galpões industriais, linhas de produção e refinarias, pois o equipamento é rodoviário e pode substituir equipamentos de maior capacidade ou que precisariam ser mobilizados com carretas. O raio de giro da superestrutura do guindaste com o contrapeso é de apenas 3,37 m.
Crane Brasil: A Tadano destaca alguns recursos embarcados – Controle IC 1 Plus, Sistema Flex Base e E-Pack. O que representam em ganho operacional para a Cunzolo? Por que?
Marcos Cunzolo: O sistema Flex Base e o controle IC1 Plus, pois trazem muita versatilidade em utilizar o guindaste com diferentes posições de patolamento.
Crane Brasil: O equipamento chega com configuração de fábrica ou a Cunzolo solicitou customizações ou acessórios opcionais? Quais?
Marcos Cunzolo: O equipamento foi comprado com todos os opcionais disponíveis pela fábrica, exceto o E-Pack (operação livre de emissões) que ainda não está liberado para comercialização fora da Europa.
Crane Brasil: Por se tratar do primeiro modelo no país, há alguma preocupação em relação a suporte, reposição de peças, ou capacitação de operador?
Marcos Cunzolo: Sim, a preocupação existe, mas a Tadano nos forneceu a capacitação e irá suportar com peças de reposição.
Crane Brasil: Qual a razão principal do investimento: renovação ou ampliação de frota; atendimento de contrato novo ou em vigor?
Marcos Cunzolo: Renovação e ampliação da frota. A mudança da legislação em relação à taxação dos equipamentos importados, nos possibilitou o investimento neste tipo de guindaste, o que antes era proibitivo, devido ao alto custo dos impostos
Crane Brasil: Quais são suas expectativas em relação ao equipamento?
Marcos Cunzolo: Estamos muito confiantes que este equipamento irá ampliar a nossa capacidade de atendimento e oferecer aos nossos clientes um ganho grande e eficiência e segurança nas operações.