O sistema inovador Com’hand da GEODIS, uma das maiores operadoras logísticas mundiais, foi desenvolvido pelo start-up de tecnologia Siatech e os testes iniciais em condições reais de trabalho foram feitos em novembro de 2016 na área de logística da DSC, subsidiária do segmento de construção da Saint-Gobain, na França. Criado em abril do ano passado pelos fundadores da Siatech, jovens alunos da faculdade de engenharia francesa ESIGELEC, o Com’hand utiliza o estado da arte da tecnologia de sensores digitais para controle de maquinário industrial – em um primeiro momento para aplicação em pórticos e pontes rolantes.
Os operadores interagem com a máquina com simples e intuitivos movimentos de braços – que são interpretados e transmitidos por meio de uma pulseira dotada de sensores de movimento e também por um anel. Basicamente, o sistema oferece grande simplicidade operacional e maior eficiência, evitando o risco de perda ou dano.
operador. Os testes iniciais foram bem sucedidos e a GEODIS já está considerando utilizar o sistema em todas unidades logísticas onde é feita a elevação de cargas com pórticos ou pontes rolantes. Em comparação com sistemas de comandos tradicionais, as chamadas botoneiras, pesadas e com múltiplos comandos, o Com’hand permitiu um ganho de produtividade da ordem de 20% – além das vantagens em termos de segurança e ergonomia.